O Corredor Verde de Salvador começou a ser implantado. As primeiras espécies de Mata Atlântica foram plantadas na Avenida Vasco da Gama, na altura no antigo Bompreço, e no Itaigara, nas proximidades do Parque da Cidade.
O projeto da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) em parceria com a Casa Civil, visa o plantio de 6.350 mil árvores nos 9 quilômetros na área do BRT, localizado entre a Estação da Lapa e o Shopping da Bahia, passando pela avenida Vasco da Gama e Avenida Juracy Magalhães.
Para execução das ações verdes de recuperação da flora da cidade, a gestão municipal investiu R$3 milhões. O prazo estimado para finalização do serviço é de 60 dias. As ações iniciais foram acompanhadas pelo secretário da Secis, Ivan Euler, que fez questão de percorrer os dois locais junto com as equipes técnicas.
“Serão mais de 6 mil espécies plantadas na região do BRT. Na entrega do último trecho do modal, já haviam sido colocadas 5 mil árvores. Percebemos que havia capacidade de receber mais mudas, então resolvemos iniciar o projeto intensificando e ampliando a área verde dessa região”, frisou Euler, destacando que, ao final dessas ações, já serão mais de 16 mil árvores em todo o percurso do BRT desde o início do sistema, há 2 anos.
Durante a execução do plantio, foram realizados serviços de adubação com terra vegetal, tubo aerador, perneira em PVC, barreira mecânica contra formigas cortadeiras, tutor e fitilho, coroamento, hidrogel, grade de proteção e mulching. As atividades técnicas seguem uma planilha com relação ao plantio de vegetação de árvores e palmeiras.
Entre as espécies plantadas estão mudas de abacateiro, árvore-do-pão (fruta pão), cajazeira, cajueiro, genipapeiro, gravioleira, jambeiro, jaqueira, laranjeira, limoeiro, mangueira, tamarineiro, oiti-da-bahia, pata de vaca, pau-brasil, pau-ferro, quaresmeira, angelim, aroeira, oiti, sucupira, sibipiruna, ipê amarelo, ipê branco, ipê rosa, ipê roxo e chuva-de-ouro.
Após a finalização do trecho do BRT, o projeto será instalado em outros pontos da cidade. “Estamos trazendo esse conceito novo de Corredor Verde que se estenderá por toda Salvador. Com isso, vamos ganhar uma cidade mais arborizada, com mais áreas de sombra, melhorando o meio ambiente e permitindo que o cidadão tenha um clima melhor”, destacou Euler.
Morador da Vasco da Gama há 12 anos, Orlando Moreira fez questão de acompanhar de perto o plantio das espécies na avenida. “É muito importante iniciativas que resgatam a nossa flora e que são fundamentais para a sobrevivência humana. Com certeza com mais árvores plantadas, melhoramos a qualidade do ar que respiramos”, considerou.
“Nossa intenção é incrementar mais a arborização urbana. Iniciamos o plantio e teremos uma resposta muito rápida. Então vamos preencher todos os espaços e logo, logo isso aqui estará bem verde. Teremos um verdadeiro bosque, em meio à urbanização da nossa cidade”, frisou o diretor de Sistemas de Áreas de Valor Ambiental e Cultural de Salvador (Savam/Secis), João Resch.