Durante os oito dias de mostra, no Cineteatro 2 de Julho (Rua Pedro Gama, 413A, Federação), serão apresentados 20 longas e 7 curtas de 16 países do continente africano, com vários títulos inéditos no Brasil e uma curadoria de programações especiais que giram em torno de marcos históricos como os 30 anos de liberdade na África do Sul, 30 anos do genocídio em Ruanda e o centenário de Amílcar Cabral (1924-1973), icônico líder revolucionário da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.
O festival acontece em várias cidades do Brasil desde 2018, e neste ano a programação soteropolitana é marcada pelo inédito Encontro Audiovisual Brasil-África, com cerca de 50 profissionais do audiovisual africano e brasileiro, além de atividades como cursos, bate-papos e laboratório crítico.
A programação inclui, nesta quinta-feira (19 de setembro), o filme 'Banito' (África do Sul), com exibição às 18h e presença da cineasta Naledi Bogacwi, e às 20h o filme 'Black Tea - O Aroma do Amor' (França, Luxemburgo, Taiwan, Mauritânia), com a presença do cineasta Abderrahmane Sissako.
No dia 20 (sexta-feira), às 18h tem sessão de curtas com as obras 'Uma Segunda-feira Tranquila', 'Sobre o Túmulo de Meu Pai', 'Língua Materna', 'A Espera' e 'Keba, Interrompido', além da presença do cineasta Dika Ofoma, e às 20h será exibido o filme 'Disco Afrika: Uma História de Madagascar' (Madagascar, França, Alemanha, Ilhas Maurício, Catar, África do Sul).
No dia 21 (sábado), o Cineteatro exibe 'Zanatany - Quando as Mortalhas Sem Alma Sussurram' (Bélgica, França) às 18h, seguido de 'Zaho Zay' (Madagascar), e às 20h tem o filme 'Homem Novo' (Cabo Verde', com apresentação da produtora Natasha Craveiro.
No domingo (22), a programação começa às 18h30 com o filme 'Pirinha' (Cabo Verde), seguido de 'Dia dos Pais' (Ruanda), às 20h.
Na segunda-feira (23) o festival continua com as obras 'Nós, Estudantes!' (República Centro-Africana, França, República Democrática do Congo, Arábia Saudita) às 18h30, e 'Dente por Dente' (Senegal, Bélgica, França, Ruanda) às 20h.
Na terça-feira (24), serão exibidos 'Navegando até Kinshasa' (República Democrática do Congo, França, Bélgica) às 18h30, e 'Adeus, Julia' (Sudão, Egito, Alemanha, França, Arábia Saudita, Suécia) às 20h.
Dia 25 (quarta-feira), o Cineteatro 2 de Julho projeta a obra 'Câmera da África' (França, Tunísia) às 18h30, e fecha a noite com 'A Sepultura Vazia' (Tanzânia, Alemanha), às 20h.