Política

João Campos tem 77% das intenções de voto para a Prefeitura de Recife

O atual prefeito da cidade tem grande possibilidade de vitória no primeiro turno

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), segue em largo primeiro lugar nas pesquisas eleitorais. A mais recente é a do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta segunda-feira (16). O atual gestor municipal figura a primeira colocação com 77% das intenções de voto.

Em segundo lugar, Gilson Machado (PL) está nos calcanhares de seu oponente, com 7%, seguido por Daniel Coelho (PSDB), com 5%. Já Dani Portela (PSOL), alcança 2% dos votos válidos da pesquisa, e Tecio Teles (Novo), segue com 1%, assim como Simone Fontana (PSTU). Ludimilla Outtes (UP) não chegou a ter seu nome citado pelos entrevistados, e Victor Assis (PCO) não passou de 1%, de acordo com o levantamento do Ipespe.

Em comparação com a primeira rodada da pesquisa, publicada na última no dia 29 de agosto, Campos caiu um ponto percentual, enquanto Machado subiu um ponto. Coelho, no entanto, se manteve com a mesma porcentagem, mas Portela também caiu um ponto percentual. Teles segurou a mesma porcentagem da primeira rodada, diferente de Fontana, que passou de 0% para 1%. Assis também manteve a mesma porcentagem, sem conseguir alcançar 1%.

Por outro lado, a margem de erro da pesquisa é de 3,5%, para mais ou para menos. Portanto, os índices não mudaram tanto em relação aos da primeira rodada.

De acordo com a pesquisa espontânea, quando o entrevistado deve dizer o primeiro nome que lembrar, João Campos acumulou 65% das intenções de voto. No primeiro levantamento, no entanto, ele tinha 57%. Gilson Machado, porém, subiu de 4% para 6%, assim como Daniel Coelho, que passou de 1% para 3%.

Já Dani Portela se manteve com 1% no levantamento. Tecio Teles, porém, não foi citado na pesquisa recente, e na anterior não chegou em 0,5%. Simone Fontana, Ludimilla Outtes e Victor Assis não foram lembrados em nenhuma das rodadas.