Cidade

Feira de Empreendedorismo reúne 70 mulheres na Estação da Lapa

É a primeira vez que o evento ocorre fora do subúrbio

A Feira de Empreendedorismo Feminino chega à Nova Lapa nessa sexta-feira (13 de setembro) e no sábado (14). 

A Estação Nova Lapa, um dos pontos mais movimentados de Salvador, será o palco da Expo UMES, organizada pela União de Mulheres Empreendedoras de Salvador.

O evento reunirá 70 mulheres empreendedoras, com 35 expositoras por dia, oferecendo uma espaço único para promover a diversidade de produtos e serviços locais. A feira, que acontecerá das 8h às 17h, contará também com música ao vivo e sorteios.

Esta é a primeira vez que o evento ocorre fora do subúrbio, marcando um avanço significativo na visibilidade das empreendedoras para outras regiões da cidade. A Nova Lapa, que recebe cerca de 430 mil pessoas diariamente e é o maior terminal rodoviário de Salvador, foi escolhida estrategicamente para maximizar o alcance das expositoras.

“Nossa estação não é apenas um ponto de passagem, mas um verdadeiro centro de integração urbana e cultural. Trazer a Expo UMES para cá significa oferecer às empreendedoras a chance de conectar seus negócios com milhares de pessoas diariamente e fortalecer ainda mais o papel social e econômico da Nova Lapa”, afirma Zilney Campello, diretor-presidente da Estação Nova Lapa.

A presidente da UMES, Alana Bittencourt, destacou a relevância do evento: “É com grande entusiasmo que levamos a Expo UMES para a Nova Lapa, um espaço de grande circulação e visibilidade, o que proporciona uma oportunidade ímpar para conectar nossos empreendimentos a um público novo e diversificado. Após duas edições bem-sucedidas no subúrbio, em Paripe e Periperi, estamos ampliando nosso alcance para a parte central da cidade.

A recepção da Nova Lapa, com sua administração inclusiva e comprometida com o apoio ao empreendedorismo feminino, é um reflexo do espírito colaborativo que buscamos para promover o desenvolvimento das mulheres empreendedoras em Salvador”.

Sobre a UMES (União de Mulheres Empreendedoras de Salvador). A UMES surgiu da união de duas iniciativas criadas de forma independente em 2020: a “União das Empreendedoras do Subúrbio” e “Mulheres do Subúrbio”. Esses grupos se uniram em 2022 para realizar a primeira Expo Subúrbio. O sucesso do evento levou à formalização da associação em 2023.

A UMES é uma iniciativa sem fins lucrativos dedicada a promover o desenvolvimento do empreendedorismo feminino e a independência financeira das mulheres em Salvador. Atualmente, a associação conta com 170 empreendedoras e busca conectar e apoiar mulheres em sua jornada empreendedora.

Em Castelo Branco

O bairro de Castelo Branco, em Salvador, será palco da 3ª edição das PeriFeiras Pretas também nessa sexta-feira e sábado.

A programação será das 9h às 13h, no Centro Social Urbano. 

Organizada pelo Coletivo Resistência Preta (CRP) e pela Agência de Notícias da Favela (ANF), a feira conta com o apoio do Centro Social Urbano de Castelo Branco (CSU), da Aliança Empreendedora e da Suzano.