Saúde

Quando uma corrida permite encontrar nova rota na vida

Atletismo ajuda a combater limitação física e dificuldades emocionais

Foi na corrida de rua, que Seu Olavo Maurício encontrou na modalidade não apenas uma paixão, mas uma forma de fortalecimento pessoal para enfrentar desafios físicos e mentais.

O porteiro da Hapvida NotreDame Intermédica, de 45 anos, sempre cuidou da saúde. Por anos, praticou exercícios físicos na academia para ficar com o "corpo em forma". Mas, após ser diagnosticado com erisipela bolhosa – infecção cutânea causada por bactérias que penetram por ferimentos na pele, principalmente nas pernas, e começam a destruir gordura e os músculos – e ficar três meses acamado, foi aconselhado pelo médico que o acompanha a escolher outro esporte.

Olavo se viu diante de desafios significativos em sua vida cotidiana. A limitação física e as dificuldades emocionais eram uma realidade constante. 

Em 2016, por meio do incentivo de amigos, ele iniciou no atletismo.  "Hoje sou uma pessoa muito mais feliz e ativa no meu dia a dia. A corrida contribuiu para meu processo de emagrecimento, melhorou meu condicionamento físico e produtividade, me deixa bem humorado, tenho controle da ansiedade, evitando assim a depressão e o estresse", declara o corredor.  

Seu Olavo já participou de mais de 80 competições, em percursos de 5km, 10km, 21km, meia maratona e 42km.

Benefícios para o corpo e mente 

Segundo o psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, George Barbosa, uma corrida não é só calçar um tênis e ir correr: requer uma progressão cuidadosa, respeito aos limites do corpo e um bom trabalho de respiração. A progressão ou a mudança gradativa do ritmo, exige comprometimento, continuidade com o exercício e o estabelecimento de metas para si mesmo, além da verificação do horário no qual o seu corpo apresenta o melhor rendimento.

"Respeitar os próprios limites do corpo é um autocuidado indispensável em toda atividade física e na corrida não é diferente. É necessário passar por exames cardíacos a fim de garantir que essa atividade será saudável. A respiração, quando bem feita, além de oxigenar o cérebro, regula o comportamento neuroquímico e mantém o indivíduo concentrado, o colocando no momento presente e prevenindo crises de ansiedade e ataques de pânico", afirma o especialista.

Segundo ele, a modalidade aumenta a produção dos hormônios de recompensa como a serotonina, dopamina, dentre outros. "A corrida é uma atividade física completa para a sua saúde mental. Faça seu check-up com um cardiologista e divirta-se", finaliza George.