Maior articulação do corpo humano, o joelho pode sofrer muitas lesões, o que resulta em uma série de dores e desconfortos no dia a dia. Estima-se que 70% dos brasileiros com mais de 18 anos sentem algum tipo de dor na articulação do joelho. Contudo, é possível prevenir os incômodos e garantir o bem-estar dessa região, que é responsável pela sustentação do corpo e pela absorção de impactos.
Isso é o que explica o ortopedista especialista em joelho e sócio da Clínica CICV, Gustavo Dórea, que dá 5 dicas para evitar as dores nessa região tão importante para o movimento.
Controle o peso - O sobrepeso, de acordo com o especialista, é um fator que pode gerar lesões no joelho. Por isso, para garantir que as articulações continuem saudáveis, é importante manter uma rotina saudável, bem longe do sedentarismo.
“O excesso de peso sobrecarrega as articulações e inflamam o corpo, aumentando a propensão para o desenvolvimento de problemas como artrite e artrose. Sendo assim, é muito importante a manutenção de hábitos saudáveis para controle do peso”, esclarece Gustavo.
Cuidado com as atividades de alto impacto - Qualquer atividade de impacto deve ser realizada com cautela e acompanhamento profissional para evitar lesões das articulações, sobretudo do joelho, afirma o ortopedista.
Segundo ele, “flexão, agachamento e corridas em terrenos rígidos são exercícios que devem ser praticados com acompanhamento de especialista, de acordo com as condições físicas de cada um, e com equipamentos e calçados adequados em prol de prevenir lesões e dores”.
Faça aquecimento antes dos treinos - O aquecimento antes dos treinos é mais uma prática que ajuda a evitar lesões no joelho. Quando realizado de forma adequada, prepara as articulações para realização dos exercícios, o que diminui a chance de lesões, como distensões e contusões. “Além disso, o aquecimento melhora a desempenho e o rendimento durante o esporte”, ressalta o ortopedista.
Fortaleça os músculos - Outra boa estratégia para prevenir dores no joelho é fortalecer os músculos do quadril, da coxa e do tronco, diz Gustavo. “Isso ajuda a pessoa a ter uma boa postura, o que, indiretamente, colabora com a prevenção de lesões, já que uma postura errada pode sobrecarregar as articulações”, explica.
Adeque a alimentação - Uma alimentação inadequada é mais um fator que pode contribuir para os desconfortos no joelho e no corpo como um todo. Se alimentar de forma desbalanceada contribui para o ganho de peso, o que gera sobrecarga articular, e também inflama o corpo, já que a ingestão incorreta de alimentos tem potencial inflamatório.
“A baixa ingestão de proteínas também é um problema, pois colabora para a diminuição da massa muscular, o que reduz a proteção das articulações. Sendo assim, é importante consumir a quantidade adequada de proteínas e evitar o consumo excessivo de açúcar, gordura e sal em prol de evitar o sobrepeso, além de reduzir o consumo de alimentos inflamatórios, como adoçantes e ultraprocessados”, orienta o médico.