Política

Lula cria secretaria para cuidar de reconstruir o Rio Grande do Sul

Ministro Paulo Pimenta vai comandar o órgão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou nesta quarta-feira (15) a criação da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, que será comandada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Lula assinou o decreto de criação do órgão durante um evento na cidade de São Leopoldo.

Pimenta agradeceu ao presidente Lula pela decisão de "criar um ministério especial" para apoiar o RS, devastado pelas chuvas e inundações.

Ele disse estar "determinado a trabalhar" e dar apoio ao governador Eduardo Leite (PSDB) para reconstruir o estado.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta quarta-feira (15) durante visita ao Rio Grande do Sul, ao lado do presidente Lula (PT), que o governo dará toda a ajuda necessária para garantir a sobrevivência do estado devastado pelas enchentes. "O governo dará uma resposta na abrangência necessária, tanto em relação a valores como em tempo necessário, para ajudar o estado", afirmou Haddad.

Ele e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, falaram sobre o programa assinado pelo presidente que contempla um pacote de medidas da ordem de R$ 50 bilhões. "Dia sim, dia não, haverá um anúncio para atender cada família, cada empresa e os empregos gaúchos", prometeu Haddad na cidade de São Leopoldo, durante um evento junto a várias autoridades, entre elas o presidente Lula, o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e os comandantes das Forças Armadas.

Haddad reforçou que "Há um mutirão permanente em Brasília a pedido do presidente para formular as medidas para restabelecer a vida da população e reconstruir o estado".     

Eduardo Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), destacou nesta quarta-feira (15) a importância do trabalho conjunto, em união, entre o governo estadual e o governo federal para a reconstrução do estado, durante evento em São Leopoldo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leite disse que não deve haver diferenças políticas e defendeu a "reconstrução da vida das pessoas" para manter "emprego e renda" da população afetada pelo desastre ambiental, durante um evento na cidade de São Leopoldo. O governador afirmou que é importante reconstruir a infraestrutura e destacou o passo dado para a reestruturação da dívida com o governo federal.