A influenciadora Vivy Oliveira
Um grupo de mulheres de Itapetinga, município baiano a 576 quilômetros de Salvador, está arrecadando donativos para os desabrigados e desalojados do Rio Grande do Sul.
Segundo a influenciadora digital Vivy Oliveira (@vivyoliveiraelitepro), que faz parte do grupo, na segunda-feira (13 de maio) elas estarão na Alameda Rui Barbosa, centro da cidade, a partir das 8h, para receber a ajuda dos moradores da cidade.
Um caminhão levará os donativos da cidade de Itapetinga para o Aeroporto Glauber Rocha, de Vitória da conquista, de onde serão transportados em aviões da companhia aérea Azul, para Porto Alegre.
Em 2021, o rio Catolé, que passa por Itapetinga, transbordou em alguns pontos e inundou parte do município, que fica no sudoeste da Bahia. Casas e ruas foram tomadas pela água.
Números da tragédia
O Rio Grande do Sul contabiliza quase 70 mil (69.617) pessoas acolhidas temporariamente em abrigos, porque foram forçadas a sair de suas residências devido às fortes chuvas que caem no estado desde 29 de abril.
O dado consta no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta sexta-feira (10).
O documento mostra também que 337.116 pessoas estão desalojadas em todo o estado.
Além disso, o número de municípios gaúchos afetados pelos temporais chega a 435, o que representa 87,5% do total do estado (497).
Ao todo, 17,6% população total do estado, ou 1,916 milhão de pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos, de um total de 10,88 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul, conforme Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Até o momento, 113 mortes estão confirmadas. Ainda há uma morte em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. Porém, o número pode aumentar porque 146 pessoas ainda estão desaparecidas. No levantamento oficial, em todo o estado, há 756 feridos.