Veículos

Fusca 'Bizorrão' faz 50 anos

O VW Fusca 1600S é a única versão esportiva do fusca produzida no Brasil

Carinhosamente apelidado de “Bizorrão” ou “Super Fuscão”, o VW Fusca 1600S é a única versão esportiva do fusca produzida no Brasil e vai comemorar o Jubileu de Ouro (50 anos) no Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos (EBAA).

O evento reúne automóveis clássicos (mais de 30 anos) e acontece em Águas de Lindoia (SP) durante o fim de semana de Corpus Christi - 29 de maio a 2 de junho.

Segundo Junior Abonante, organizador do EBAA, a previsão é reunir, no mínimo, 50 modelos do fusca esportivo em uma área reservada para exibição e confraternização de colecionadores, como “homenagem e tributo a um carro que marcou toda uma geração”.

Uma novidade para o público é a exibição do primeiro modelo do Fusca 1600S fabricado no Brasil, adianta o colecionador Eduardo Agostini Almeida, membro do Clube do Bizorrão.

“Entre 1974 e 1975, foram produzidas 5.675 unidades e eles receberam a numeração respectiva no chassis. Hoje, estimamos que cerca de 500 modelos do Bizorrão ainda estão circulando e, por isso, celebrar o Jubileu de Ouro é uma oportunidade única para os amantes não só do Fusca, mas de carros antigos em geral.”

O fusca esportivo foi lançado em 1974 e recebeu adereços exclusivos, motor de 1600 cilindradas de dupla carburação e uma série de melhorias que aumentaram o seu desempenho em comparação aos modelos de linha.

Voltado ao público jovem, a publicidade da época chamava o carro de “Bizorrão”, em referência ao Fusca “Besouro” tradicional. A partir de 1975, o esportivo foi descontinuado e o motor 1600 passou a fazer parte da produção do fusca.

O EBAA é o maior encontro de automóveis clássicos da América Latina e é gratuito para o público em geral. A expectativa da organização é reunir mais de 500 mil visitantes e 2 mil expositores e comerciantes durante o fim de semana de Corpus Christi.