Bahia

Confira programação para 4 dias
da Micareta de Feira de Santana

O bloco Zero Hora abriu a festa

Foto: Mateus Pereira
O Bloco Zero Hora deu o tom da animação

Gabriel Mercury, Filhos de Gandhy e Daniela Mercury se apresentam nesta quinta-feira, primeiro dia da Micareta de Feira de Santana. Na sexta-feira (19), o público poderá curtir os shows de Saiddy Bamba e Malê Debalê. No sábado (20), a festa continua com apresentações de Didá, La vem Elas e Paula Sanffer. E no domingo (21), a programação conta com Adelmario Coelho, Aila Menezes e Roça Sound.

Nessa quarta-feira (17), véspera da micareta, o bloco Zero Hora, composto por profissionais da comunicação da região, desfilou pelas ruas da cidade.

O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente durante o desfile, que apoiou a campanha "Bahia Sem Fome", promovida pelo Governo do Estado.

Frequentador da festa desde antes de se tornar professor na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Jerônimo destacou o tamanho do maior carnaval fora de época do Brasil. “Eu sei da importância econômica e cultural da micareta de Feira de Santana. Acho que a riqueza que nós temos aqui esse ano, homenageando Jorge de Angélica; um artista que integra um grupo de artistas e cantores negros de Feira de Santana, cidade que tem muitos valores culturais, como os blocos afros, os grupos de capoeira, tudo isso é suficiente para receber nosso apoio tanto aqui na sede, quanto nos distritos”, disse o governador.

As camisetas do Bloco Zero Hora foram adquiridas mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, em apoio à campanha "Bahia Sem Fome", do Governo do Estado. Um posto de troca e arrecadação de alimentos foi instalado no Centro de Cultura Amélio Amorim para facilitar a participação dos interessados.

A festa tem o apoio do Programa Ouro Negro, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), para valorização das entidades de matrizes africanas.

Serão apoiados 16 blocos afro, desfilando pelo circuito da folia em Feira de Santana. Além disso, a Secult-BA vai apoiar palcos alternativos e trios sem cordas.

O Bloco Zero Hora, criado na década de 80 pelo empresário Edson Felzemburgh, mantém sua tradição de reunir jornalistas e seus convidados para uma prévia da micareta.

O trajeto do bloco teve início no antigo Ponto do Zequinha e seguiu no sentido contrário do circuito Maneca Ferreira. Este ano, o tema escolhido foi 'Só vai atrás da fake news quem já morreu'.

Segurança

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a Polícia Civil levará modernização e inteligência policial durante sua atuação na Micareta de Feira de Santana 2024. No primeiro e maior carnaval fora de época do mundo serão empregados mais de dois mil policiais, cujas principais atividades serão o atendimento ao público e formalização de procedimentos policiais e a investigação especializada de crimes que possam ocorrer no evento, com foco no combate aos grupos criminosos.

Policiais civis e militares fazem a segurança da Micareta de Feira de Santana
Foto: Mateus Pereira

Contando com uma estrutura moderna, a Polícia Civil realizará ações integradas entre os Departamentos de Polícia do Interior (Depin), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Especializado de Investigações Criminais (DEIC), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV).

Doze postos provisórios funcionarão especificamente para a Micareta de Feira de Santana 2024. Além dos Postos Policiais Integrados (PPIs), com equipes das polícias civil e militar, e os das Centrais de Flagrante (CFs), bem como das Delegacias Especiais de Área (DEAs), a Polícia Civil promoverá atendimento nos Postos do Serviço Especializado de Respeito à Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (SERVVIRs), onde terá integrado os Postos da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAMs) e da Delegacia do Adolescente Infrator (DAIs). As ações operacionais terão como base o Posto Resposta Operacional e Tática e Gerenciamento de Riscos (Proteger).

Uma das importantes ferramentas das ações da Polícia Civil no evento será o Posto Avançado de Gestão Estratégica (POPC), que funcionará como um centro de tomada de decisões, deslocado para o teatro de operações, com diversas tecnologias embarcadas para que a Delegada-Geral e os demais Diretores e seus corpos de assessores possam se reunir para a tomada de decisões estratégicas de forma rápida e acertiva, acompanhando as movimentações e dinâmica da Micareta.

Policiais disfarçados e infiltrados entre os foliões vão monitorar atividades suspeitas, identificando potenciais ameaças, enquanto outras equipes estarão posicionadas em pontos de visualização do circuito da Micareta, com o objetivo de orientar as equipes de campo.

O Cyber Monitoramento utilizará tecnologias de monitoramento eletrônico para acompanhar as comunicações e movimentações suspeitas, nas redes sociais e em fontes abertas de movimentações de grupos criminosos, ou manifestações que possam vir a comprometer o bom andamento dos eventos, antecipando tais situações às equipes de campo e ao tomador de decisões. Terá a função de acompanhar a propagação de fakenews e a dissuasão de informações falsas.

A Polícia Civil manterá prepostos do DIP no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e Comitê Integrado de Inteligência e Analise (CIIA) a ser instalado em Feira de Santana, em condições de atuar em comunicação direta com a Sala de Consciência Situacional da PCBA.

Nesta Micareta, a Polícia Civil da Bahia ampliou a capacidade de atendimento do assistente virtual “Paulo César 2.0”, que tem como foco o atendimento aos baianos e turistas que se encontrem na Micareta. Ele vai orientar sobre a localização dos Postos da Polícia Civil nos Circuitos, bem como auxiliando no registro de ocorrências a partir da Delegacia Virtual, disponibilizando também a pesquisa de qualidade do atendimento prestado nestas unidades e outros serviços online. Paulo César 2.0 passou a atender também em inglês e espanhol, ampliando o espectro de abrangência dos turistas atendidos pela ferramenta.ias.