Esportes

Vitória bate o Bahia de virada (mais uma vez) e fica à frente na decisão

Encarar o Rubro-Negro no Barradão continua sendo uma tarefa complicada

Foto: Tiago Caldas | EC Bahia
3 do Vitória, 2 do Bahia

Depois de seis temporadas o Campeonato Baiano voltou, neste domingo (31 de março) a ter um Ba-Vi para definir o campeão.

O mando de campo da primeira partida foi o Barradão (o último jogo será na Arena Fonte Nova), pois o Bahia teve a melhor campanha geral no saldo de gols.

Foi o Bahia quem marcou primeiro, no comecinho do segundo tempo. E ampliou: Vitória 0 x 2 Bahia.

Mas encarar o Rubro-Negro no Barradão continua sendo uma tarefa complicada, mesmo para quem coloca dois gols de vantagem. Agora são 23 jogos seguidos sem uma derrota em casa.

O Vitória diminuiu. Empatou. E no final da partida fez o terceiro. Vitória 3 x 2 Bahia, diante de 30.439 torcedores (renda de R$ 863.763).

Mateus Gonçalves (duas vezes) e Iury Castilho fizeram os gols do Vitória. Thaciano e Cauly marcaram para o Bahia.

O Leão está a um empate do título. Se o Bahia vencer por um gol de diferença a disputa será nas cobranças de pênaltis.

Como foi o jogo

Em um duelo muito ofensivo durante os 90 minutos, Vitória e Bahia fizeram um jogo de muita emoção. Jogando em casa, o Leão da Barra buscou ir para cima e dominou os minutos iniciais, empurrando o Tricolor de Aço para o seu campo de defesa. Apesar disso, os visitantes conseguiam se defender bem e impediam as principais estocadas.

Conforme o tempo passava no primeiro tempo, o Esquadrão de Aço, pouco a pouco, ia ganhando mais espaço e controle do jogo. Com isso, os rubro-negros também passaram a administrar mais a posse de bola e buscar frear o ímpeto rival. Neste cenário e sem a pontaria de ambos os clubes, o primeiro tempo terminou empatadado sem gols.

No segundo tempo, o Bahia não poderia ter começado de forma melhor. Mantendo sua curva ascendente do final da primeira etapa, o Tricolor de Aço abriu o placar logo aos 26 segundos. Em grande jogada de Luciano Juba e Cauly, Thaciano foi lançado e mandou a bola para o fundo das redes. Pouco mais de 15 minutos depois, veio o segundo: Luciano Juba, mais uma vez, encontrou Cauly, que ampliou.

A vantagem de dois gols, porém, durou pouco, e o Vitória diminuiu aos 21 minutos, quando Mateus Gonçalves concluiu jogada de Dudu e fez o primeiro do Leão. O gol jogou os rubro-negros para cima e o empate veio aos 44: após linda jogada individual, Iury Castilho chutou e Marcos Felipe deu rebote, que sobrou com Mateus Gonçalves, novamente. Já nos acréscimos, aos 52, Iury Castilho apareceu como elemento surpresa e definiu o jogo.