A Polícia Federal, durante fiscalização de rotina no Aeroporto Internacional de Fortaleza, prendeu na noite dessa quarta-feira (13 de março) duas passageiras que tentavam embarcar com drogas num mesmo voo com destino a França. As prisões, apesar de terem sido realizadas no mesmo voo, foram casos distintos.
No primeiro caso, uma mulher de 22 anos foi detida após ser flagrada com 15,7 Kg de cocaína escondida na estrutura de sua mala. Em uma abordagem subsequente, outra passageira, de 24 anos, foi detida após confessar ter ingerido cerca de 100 cápsulas contendo substâncias ilícitas. Atualmente, ela está sob custódia em uma unidade hospitalar, aguardando para expelir as cápsulas.
No primeiro caso, os exames preliminares realizados pelos policiais federais já confirmaram a presença da droga no próprio aeroporto. No segundo caso, o procedimento está em curso e só será encerrado após a análise do material contido nas cápsulas engolidas pela passageira manauara.
Na terça-feira (12), policiais federais e policiais militares do BPFRON - Batalhão de Polícia de Fronteira - em uma operação conjunta no âmbito da Operação Argos, realizavam patrulhamento embarcado no lago de Itaipu na cidade de Mercedes, quando visualizaram movimentação suspeita de embarcações em um porto da região.
A equipe realizou a aproximação do local para a abordagem, momento em que várias pessoas correram em direção a mata fechada e não foram localizados.
No local, foram apreendidas duas embarcações carregadas com aproximadamente 40 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai.