Saúde

É dengue ou Covid? Confira os sintomas de cada uma das doenças

Em caso de suspeita, vá ao médico

Foto: Andrea Piacquadio | Pexels/Creative Commons
Identificar os sintomas de cada doença pode ajudar a diferenciar o diagnóstico

Tanto a dengue, quanto a Covid-19 podem causar febre, dor no corpo, falta de apetite e perda de paladar. No entanto, é possível encontrar características diferentes entre as duas infecções.

A dengue tem como característica principal a febre alta, acima de 38 ºC, dor muscular e articular, dor atrás dos olhos, principalmente durante o movimento, manchas vermelhas pelo corpo.

Já a Covid-19 é caracterizada por sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta e coriza, principalmente em casos leves. Nos casos moderados a graves, podem surgir tosse e febre persistentes, falta de ar, desconforto respiratório e dificuldade para se alimentar.

Identificar os sintomas de cada doença pode ajudar a diferenciar o diagnóstico, mas a confirmação somente é feita através de testes laboratoriais. Tanto no caso da dengue, quanto na Covid-19, é possível realizar testes rápidos, que identificam a presença do vírus em até 15 minutos.

Também é possível diagnosticar doenças através do teste RT-PCR, que permite identificar o material genético dos vírus em amostras de secreção respiratória. Ele pode ser feito entre o 3º e 5º dia de sintomas de ambas as doenças.

Outra opção é a sorologia, que identifica a presença de anticorpos no sangue para saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica aos vírus da dengue e da Covid-19. Esse exame pode ser feito após o 6º dia de sintoma, em caso de suspeita de dengue, ou após o 10º de sintoma, no caso da Covid.

Principais sintomas da dengue
-- Febre superior a 38°C
-- Dor no corpo e articulações
-- Dor atrás dos olhos
-- Mal-estar
-- Falta de apetite
-- Dor de cabeça
-- Manchas vermelhas no corpo

Principais sintomas da Covid
-- Tosse
-- Dor de garganta
-- Coriza
-- Perda de olfato
-- Dor abdominal
-- Fadiga

Dicas de prevenção

Elimine focos de água parada - Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouro desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta

Use repelente - Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele

Cubra a maior parte do corpo, quando possível - Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo

Aplique inseticidas e larvicidas - Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados