Bahia

Vacinação contra dengue chega ao município de Lauro de Freitas

O imunizante será destinado aos pré-adolescentes de 10 a 11 anos

Foto: Supcom
Os postos de saúde ficam abertos de segunda a sexta-feira

A Prefeitura de Lauro de Freitas inicia na próxima segunda-feira (19), a vacinação contra a Dengue, no Posto Avançado, que funciona no Parque Shopping Bahia, de segunda a sábado, das 10h às 20h.

Os postos de saúde do município irão iniciar a vacinação a partir de terça-feira (20), das 8h às 15h. 

Nesse primeiro momento, o imunizante será destinado especialmente aos pré-adolescentes de 10 a 11 anos. Os interessados devem comparecer aos locais de vacinação portando CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência e o cartão de vacinação.

Além da distribuição de vacinas, a gestão municipal vem realizando ações de prevenção em todo o município, destaca Augusto César, secretário municipal de Saúde. “Estamos fazendo uma força-tarefa e os agentes de saúde estão intensificando as ações de prevenção que acontecem constantemente”, completou.

A Bahia registrou de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2024, 7.355 casos de dengue, um incremento de 4,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Atualmente 23 municípios se encontram em epidemia. São eles: Anagé, Belo Campo, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas e Vitória da Conquista. Outras 20 localidades são consideradas áreas de alerta.

O número de casos de dengue no Brasil em 2024, até a sexta semana epidemiológica, foi 305% maior que no mesmo período de 2023. No total, o país registrou 524.066 casos prováveis da doença neste ano, contra 128.842 no ano anterior. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgado pelo Ministério da Saúde. 

Conforme a pasta, os estados que apresentam mais casos prováveis da doença são Minas Gerais, (177.552 casos prováveis), São Paulo, (85.661), Distrito Federal, (65.847) e Paraná, com 56.559 casos prováveis de dengue. A incidência da doença é maior em Distrito Federal, Minas Gerais e no Acre, que já declararam situação de emergência para a dengue. 

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas ao longo de 2024. O lote inicial de vacinas, com 712 mil doses, já começou a ser distribuído para as unidades da federação selecionadas pela pasta.

Prefeitos e representantes de órgãos da saúde se reúnem em Salvador
Foto: Secom

Combate à dengue na Bahia

O Ministério da Saúde apontou a Bahia como referência devido ao seu eficiente plano de contingência no combate à Dengue, especialmente diante do período de chuvas que historicamente propicia um aumento na proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

A declaração é da ministra da Saúde Nísia Trindade, que participou de uma reunião nesse sábado (17), com o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o senador Jaques Wagner, a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, além de prefeitos e representantes de diversos órgãos governamentais. 

A titular da pasta estadual da Saúde disse que cerca de 80% dos focos estão nas residências.

Como parte da estratégia de controle do vetor de transmissão nos casos críticos, os municípios de Wanderley, Lajedão e Morro do Chapéu terão autorizado o uso do conhecido fumacê, que tecnicamente é chamado de UBV (Ultra Baixo Volume), segundo a secretária.

Estudo

O Ministério da Saúde iniciou na sexta-feira (16) um estudo para avaliar a efetividade da vacina na população adulta. A iniciativa acontece em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro.

A pesquisa vai imunizar 20 mil pessoas voluntárias, entre 18 e 40 anos de idade, residentes da região e com cadastro ativo em uma das 10 unidades locais de Atenção Primária.

O objetivo é comparar a incidência de infecção sintomática de dengue em um grupo vacinado com a incidência entre não vacinados. Com isso, será possível medir a efetividade do imunizante na prevenção de casos sintomáticos de dengue por qualquer sorotipo.

O estudo, realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, espera oferecer novas evidências científicas para subsidiar a tomada de decisão na vacinação dos demais públicos aprovados pela Anvisa, da faixa etária de 4 a 60 anos. 

Sintomas da dengue, chikungunya e Zika:

-- Febre alta e/ou persistente
-- Dores musculares e nas articulações
-- Manchas vermelhas (exantema)
-- Dor de cabeça ou atrás dos olhos
-- Diarreia e/ou dor forte na barriga
-- Pressão baixa
-- Náusea e vômitos frequentes
-- Agitação ou sonolência 
-- Sangramento espontâneo 
-- Diminuição da urina 
-- Extremidades frias