Bahia

Previsão é de temporal na Bahia

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia

O céu fica coberto por nuvens em todo o território da Bahia, nesta sexta-feira (16 de fevereiro).

À tarde e à noite, a previsão indica pancadas de chuva com chance de trovoadas isoladas em todo o estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, emitiu um alerta de chuvas intensas, com acumulado de até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes.

Este alerta é válido para municípios como Canudos, Juazeiro, Porto Seguro e Xique-Xique.

Como saber se é muita chuva?

A classificação para a intensidade de chuva diária muda, de um lugar para outro, mas no Brasil é comum serem adotadas as seguintes medidas:

-- Chuva fraca: abaixo de 5 mm/h
-- Chuva moderada: entre 5 e 25 mm/h
-- Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
-- Chuva muito forte: acima de 50 mm/h

A temperatura mínima fica em torno de 19°C, em Vitória da Conquista, e a máxima prevista é de 36ºC, em Xique-Xique. A umidade relativa do ar varia entre 65% e 100%.

Água no solo

Em janeiro deste ano, a ocorrência de chuva acima da média em parte das regiões Nordeste e Sudeste do País melhorou o armazenamento de água no solo, principalmente entre o norte de Minas Gerais e áreas do estado da Bahia, diminuindo o grau de severidade e a extensão da área atingida pela seca.

Algumas cidades tiveram volumes bastante expressivos de chuva, como Vitória da Conquista (BA), que registrou 397,5 milímetros (mm) em janeiro, sendo que a média histórica para o período é de 96,3 mm. Já no município da Barra (BA), o valor chegou a 390,8 mm, com média de 112,7 mm.

Em Minas Gerais, a cidade de Salinas teve 333,2 mm, sendo que a média é de 112,2 mm. Em Petrolina (PE), também choveu o dobro da média do mês.