O vice-governador e coordenador-geral do Carnaval da Bahia em 2024, Geraldo Júnior, refirmou a atuação "bem sucedida do Governo do Estado na promoção da festa no Pelourinho".
Com centenas de atrações durante os 6 dias folia, o Centro Histórico se manteve como espaço para famílias e foliões de todas as idades e origens.
“O prefeito tenta “surfar” no sucesso do Carnaval promovido pelo Governo do Estado no Pelourinho como uma tentativa de desviar o foco das falhas e limitações da gestão municipal no Carnaval, especialmente com a sua desorganização, que gerou problemas no circuito Barra-Ondina”, disse Geraldinho se referindo a declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis.
O prefeito disse que sua administração é responsável pelo sucesso da festa no Centro Histórico de Salvador.
Para o vice-governador, em vez de tentar se apropriar do sucesso da festa promovida pelo poder estadual, o líder municipal deveria ter gratidão. “Fazemos o melhor sempre que colocamos os interesses da cidade acima das disputas. É uma pena que o prefeito não pense assim. Ao invés de agradecer ao Governo do Estado pela parceria o prefeito tenta “surfar””, completou.
O secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro, também comentou as declarações do prefeito Bruno Reis. "Soam como uma tentativa de apropriação de algo que Prefeitura não teve participação. O sucesso do carnaval no Pelourinho se deu graças ao investimento do Governo da Bahia, que trouxe atrações e programações que valorizam nossa diversidade cultural", afirmou Monteiro.
"Eu não vi o prefeito durante o carnaval no Pelourinho para conferir a nossa programação. Espanta a afirmação de que ele teria determinado o fechamento dos acessos devido ao grande público, uma vez que essa atribuição sequer é da Prefeitura", disse o secretário estadual da Cultura (elas são do comandante geral do Corpo de Bombeiros e do comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, responsáveis pelo Pelourinho).
O prefeito disse ser o responsável pelo sucesso no Circuito Batatinha. "Nós acabamos definitivamente com aquela pergunta que era comum, recorrente, de qual é o destino do circuito onde tudo começou. A gente está fazendo um esforço grande para valorizar o Centro Histórico Pelourinho. A prefeitura assumiu praticamente a gestão do Pelourinho, criou uma subprefeitura, tem lá um conjunto de investimentos em obras, em ações e em bases operacionais de todas as suas áreas", declarou Bruno Reis.
O secretário estadual de cultura cobrou honestidade. “O debate político é necessário e saudável para a democracia. Mas ele precisa ser feito a partir da honestidade e da verdade”, disse.