Carnaval / Nordeste

Elefante de Olinda usa duas orquestras para arrastar foliões

Alegoria, passistas e estandarte também foram destaques no bloco

Há 72 anos, o Clube Elefante de Olinda alegra os foliões e anima as ruas da Cidade Alta durante o Carnaval. Neste domingo (11), o branco e o encarnado tomaram conta da festa, concentrando uma multidão no largo do Bonsucesso.

Trazendo irreverência e tradição, muitos foliões participam da saída do cortejo há anos. É o caso, por exemplo, de dona Edivânia Santana, olindense de berço, e que sai às ruas com seu esposo, Davi Barbosa, para prestigiar o Elefante de Olinda há mais de 60 anos. “É a nossa paixão, venho desde pequena”, disse.

O bloco, contudo, abarca também quem não vem desde a infância, como Amanda Freire, de 37 anos, que começou a acompanhar as saídas do Elefante há cerca de oito anos, inclusive nas prévias. “Tudo que o Elefante propõe, a gente chega junto. A gente gosta do bloco, acredita no bloco, gosta da proposta”, afirmou a foliã. “Eu acho que o bloco traz uma proposta muito democrática e popular de fazer as festas abertas”, continuou.

Saída do Elefante de Olinda no Largo do Bonsucesso

Tradicionalmente, o Elefante de Olinda saía do Largo de Guadalupe, porém a diretoria decidiu mudar o local da concentração para a frente da sede do Homem da Meia-Noite para trazer mais conforto aos milhares de foliões que vêm prestigiar a festa.

“Este é o segundo ano que saímos do Bonsucesso porque o Guadalupe é apertado, e em respeito ao folião a gente decidiu sair daqui. A gente espera sair ano que vem da nossa sede, próximo à praça do Carmo, que tem um pátio enorme, para fazermos mais festas”, afirmou Rafael Silva, um dos integrantes da diretoria do bloco.

A novidade deste ano é a participação de duas orquestras, além da alegoria, dos passistas e do estandarte. “Este ano vamos sair com duas orquestras, a do Maestro Oséas e a Henrique Dias”, disse.