Um encontro inédito entre Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Ilê Aiyê e BaianaSystem aconteceu na Praça Castro Alves nessa quinta-feira (8 de fevereiro), primeiro dia do carnaval em Salvador.
Responsável por puxar os primeiros clássicos da folia deste ano, “Veveta” subiu ao trio e cantou sucessos de sua carreira, além da novidade ‘Macetando’.
“Estar presente neste encontro junto com Carlinhos Brown, BaianaSystem e o nosso grande aniversariante do ano, Ilê Aiyê, é muito importante para mim. É um encontro de muito respeito, carinho e felicidade, principalmente por saber que a gente está revivendo esse lugar tão importante para a gente, que é o Centro da cidade”, destacou a artista.
A presença do Ilê Aiyê na abertura oficial, dividindo o trio com Carlinhos Brown, foi motivo de muito orgulho para Vovô, presidente do histórico bloco de matriz africana.
“Pela primeira vez um bloco afro participa da abertura do Carnaval, que era um privilégio restrito às bandas de Axé. Na comemoração dos 50 anos dos blocos afro, o Ilê Aiyê participar dessa abertura, para mim foi uma expectativa muito grande. O pessoal se preparou junto com os outros artistas e com certeza estamos proporcionando um grande espetáculo”, destacou Vovô.
Também estreante na abertura oficial do Carnaval, a banda BaianaSystem, comandante do trio elétrico Navio Pirata, que completa 10 anos em 2024, destacou a força dos blocos de matriz africana para o Carnaval e toda a história de Salvador.
“Esses tambores gritam pela libertação, pela liberdade. Nós não damos voz aos movimentos afros. A verdade é que eles são a verdadeira voz da cidade. Cada toque de tambor, cada manifestação musical, só reforça que eles são a cidade. Eles libertaram a cidade”, afirmou o vocalista Russo Passapusso, emocionado.
Depois do encontro dos três trios, sendo um com Ivete, outro com Brown e um terceiro com BaianaSystem, os artistas, acompanhados dos vocalistas, percussionistas e dançarinas do Ilê, seguiram por um trecho da avenida Carlos Gomes arrastando um mar de foliões. O fim do percurso foi as imediações da Casa d’Itália, nas proximidades do largo do Forte São Pedro.
Varanda da Folia
Mesmo antes dos trios invadirem a avenida, nesta quinta-feira (8), a música começou a rolar na Varanda da Folia, instalada na Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande (Circuito Osmar). O pontapé para a programação do espaço foi dado com show da cantora Luana Matos.
“Oi Salvador! Vamos dar início ao melhor Carnaval do mundo. É um prazer estar aqui com vocês hoje”, disse a cantora, que trouxe no repertório grandes sucessos de cantores sertanejos, como Marília Mendonça e Jorge e Mateus.
A vendedora ambulante Marcia Castro, de 42 anos, aprovou a iniciativa. “Eu achei a ideia massa, a gente chega cedo aqui pra trabalhar e já vai entrando no clima do Carnaval, ouvindo a música, curtindo, arrochando, bom demais. Adorei essa ação da Prefeitura”, disse.
Programação – Nos seis dias de folia, a Varanda vai funcionar durante os intervalos dos desfiles dos trios. Nesta quinta, além de Luana Matos, passam ainda pelo local os cantores Lucas Brito, Rosa Bahiana, Val Macambira e T-Sant-J.
Na sexta-feira (9), é a vez de Virgílio, Paulinho Boca, Negra Cor, TK e DJ Naylson Carvalho. No sábado (10), quem anima o público é a Banda Mel, Nininha Problemática, Uns Kamaradas, Nêssa e George Ferreira.
O domingo (11) na Varanda da Folia será animado por Paulinho Boca, FitDance, Sarajane, Edoux, Alobêned, Dado Cerqueira, Lucas Miranda e Renato Piaba. Jpa na segunda-feira (12), as atrações são FidDance, Beto Barbosa, Gerônimo, Rachel Reis e Fervância Elétrica.
Por fim, na terça-feira (13), fechando o Carnaval, o espaço recebe Fit Dance, Davi Moraes, Nadjane, Dan Valente, Marcionílio e Caramba na Cara.