As ruas do centro de Salvador foram inundadas nessa quinta-feira (8 de fevereiro) pelo som do Bloco Pagode Total, que desfilou no circuito Osmar, compartilhando a energia do samba baiano.0
Sob o tema "A força ancestral das mulheres negras", o desfile celebrou a herança cultural de mulheres negras, no seu único dia de desfile carnavalesco.
Comemorando 24 anos na Avenida, o bloco de samba Pagode Total contou com a presença dos grupos baianos Samba Trator, Companhia do Pagode e É o Tchan, que não comandava o trio do Pagode Total desde 2020.
Durante o desfile, as homenagens às mulheres negras estiveram pelas ruas, reconhecendo-as como guardiãs e impulsionadoras do samba e do pagode no Brasil.
Figuras emblemáticas como Gal do Beco, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Tia Ciata e Dona Maria de Lourdes foram lembradas e reverenciadas por seus legados duradouros na cultura musical brasileira.
A diretora do bloco, Ariane Barreto, 14 anos de Pagode Total, explicou a relevância de homenagear mulheres negras na avenida: “Cada vez mais, precisamos representar quem faz um negócio acontecer, que são as mãos das mulheres negras. Escolhemos as homenageadas com muito apreço. Muito importante reconhecer e celebrar a importância das mulheres negras no Bloco Pagode Total”.