Carnaval / Cidade

Chaves para Rei Momo abrem carnaval de Salvador em 2024

O ato simbólico de entrega das chaves ao Rei Momo vai ocorrer ao som da Banda Didá

Foto: Luan Santos
Fantasias foram o destaque do Habeas Corpus

O Carnaval de Salvador será aberto oficialmente nesta quinta-feira (8 de fevereiro), a partir das 15h, na Praça Castro Alves, com a entrega da chave da cidade pelo prefeito Bruno Reis ao Rei Momo.

A cerimônia será realizada no Palco Salvador Capital Afro, que ficará em frente ao Cine Glauber Rocha, com a presença de autoridades. Ao lado do palco, haverá um espaço para a imprensa, com acesso controlado pela Saltur. 

O ato simbólico de entrega das chaves ao Rei Momo vai ocorrer ao som da Banda Didá, com a presença de representantes de outros blocos Afro homenageados no tema da festa deste ano, como Filhos de Gandhy, Muzenza e Cortejo Afro. 

Após a cerimônia, começa o encontro de trios que abre o Carnaval, com apresentações de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e BaianaSystem. Os shows terão a participação especial do Ilê Aiyê, que completa 50 anos em 2024 e será homenageado pelos artistas, que cantarão músicas do bloco Afro.

Último dia de pré-carnaval

Nessa quarta-feira (7), bloquinhos e fanfarras invadiram o Circuito Sérgio Bezerra (Farol da Barra/Morro do Cristo), encerrando o ciclo de cinco dias de pré-Carnaval e dando as boas vindas ao início oficial da folia, que começa nesta quinta-feira (8). O já consolidado Habeas Copos atraiu um público que reforça o caráter democrático da folia carnavalesca de Salvador. 

A abertura dos desfiles do Carnaval Acústico, como também é chamada a festa, este ano foi de responsabilidade do bloco ‘37,5 Não é Febre’. Formado por profissionais da saúde, em especial servidores que atuam no município de Salvador, o bloco desfila no Habeas Copos desde 2019.

Quem esteve no circuito pode aproveitar desde marchinhas antigas da folia de momo, como ‘Balancê’, passear em sucessos do Axé Music, como ‘Chame Gente’, e requebrar muito com o hit ‘Posturado e Calmo’, de Léo Santana. 

A fisioterapeuta Lilian Araujo, moradora da Vila Laura, afirmou que tem presença garantida no Carnaval Acústico e destacou que a energia do movimento é o que a motiva a participar da festa. “Venho sempre para começar o ano com muita alegria. Todo ano estou aqui nesse dia maravilhoso porque marca o fim do pré-Carnaval e me prepara para começar na quinta o Carnaval oficial. Aí é só alegria”, contou. 

Os blocos de sopro e percussão encantaram o servidor público federal Cláudio Santana, que foi curtir com a família pela primeira vez o Habeas Copos. A experiência de viver este momento com a filha Camila, de dois anos, e diversos familiares, deixou o baiano emocionado. 

“É um dia tranquilo e que nos remete aos antigos carnavais, antes mesmo do trio elétrico. Então é sensacional curtir esse momento no Farol da Barra, que é um lugar lindo. Não tenho palavras para expressar minha felicidade por estar aqui hoje curtindo o Habeas Copos pela primeira vez”, afirmou.

Mesmo com os abadás de alguns bloquinhos, o espaço se manteve como um palco livre para os foliões se expressarem com as mais variadas fantasias. Teve um pouco de tudo: trio de freitas, palhaços, personagens de histórias em quadrinho e muito mais. 

Ainda fizeram a alegria do público diversas atrações como A Barca Tricolor, Amigos do Mestre, Arquiloucura, As Periquitas, Bloco da Faixa, Bloco Contaminados Pela Picuinha, Bloco Tropical, Cachasambier, Cerveja e Pimba, Concentra + Não Sai, Esquenta, Hoje Eu Posso, Jusbarril, O Caldo, O Chuveirão, Quero Mais, Pinguço, Sabidolândia e Xupisco.