Carnaval / Segurança

Especialistas mostram como evitar ser roubado durante o carnaval

Diminuir o limite do cartão e checar valor da transação são alguns dos cuidados

Para a multidão de foliões que está se preparando para participar dos blocos de rua durante o carnaval, a escolha da fantasia está longe de ser a única preocupação. Nos dias que antecedem a folia, tem muita gente pensando em segurança: como proteger o celular? Como pagar a água e a cerveja no bloquinho? Quais são os principais golpes e como evitá-los?

E essa não é uma preocupação trivial. A aglomeração e a distração durante a festa facilitam o roubo de cartões, celulares e diversos tipos de golpe. 

Alexandre Oliveira, vice-presidente de riscos da Getnet Brasil, empresa de tecnologia para soluções de pagamento, aconselha a redobrar os cuidados durante o carnaval.

Ele elenca 5 desses cuidados: 

1

Fique sempre atento às mensagens de alerta de compra. Os bancos as enviam para sua confirmação e segurança. Quanto mais rápida a identificação de um valor que não reconhece, maior a chance de recuperar seu dinheiro. Caso identifique uma transação com um valor divergente ou que não reconheça, ligue imediatamente para seu banco.

2

Caso vá a um evento no Carnaval, realize transações em comércios que tenham vínculo com o evento. Geralmente muitos estabelecimentos têm convênios e vendem de forma licenciada produtos e serviços, conferindo mais segurança na garantia de procedência, tanto em relação aos produtos como em relação às formas de pagamento. 

3

Sempre que digitar sua senha observe se o campo de valor já está preenchido. Alguns golpistas observam a desatenção do cliente e deixam o campo do valor para que ele digite a senha, deixando  os números aparentes. Assim, a senha da vítima é preenchida de forma aberta no campo de valor, permitindo ao golpista saber a senha. Neste instante, ele realiza a troca do cartão da vítima por um cartão similar. Não esqueça de ver com atenção o visor da maquininha, sempre. 

4

Nunca deixe seu cartão ser manipulado por terceiros. Não entregue ou permita um lojista retirar seu cartão de seu campo de visão. Para isto, dê preferência sempre ao uso de transações contactless, na qual o cartão ficará em sua posse, mantendo um alto nível de segurança na transação.

5

Caso decida ir a um bloco de rua, você pode reduzir temporariamente o limite do seu cartão para minimizar os riscos. É fácil e rápido fazer nos aplicativos dos bancos, a maioria oferece a opção de bloqueio de cartão. Caso não se sinta seguro, ative a função para bloqueio de transações em seus cartões tanto para vendas presenciais, como digitais.

O diretor de cibersegurança do C6 Bank, José Luiz Santana, dá dicas sobre como minimizar o risco de sofrer algum prejuízo financeiro nesta época de comemorações.  

Reduza seus limites de transações bancárias  - Antes de sair para a folia, reduza seus limites para transações bancárias como Pix, transferências e saques no aplicativo do seu banco. O ideal é ajustar os limites diário e noturno de transações com Pix para o menor valor possível, de acordo com seus gastos nesses dias. 

Utilize os recursos de segurança do seu banco - Conheça e comece a utilizar outros recursos de segurança oferecidos pelo seu banco. No C6 Bank, a ferramenta Locais Seguros permite escolher os endereços em que suas informações de investimento podem aparecer na tela do aplicativo. Fora desses locais, a carteira aparecerá zerada e não será possível resgatar as aplicações.

Proteja seu cartão - Proteja seu cartão para não cair no golpe da maquininha. Na hora de pagar com cartão, é fundamental acompanhar todas as etapas do processo: verifique o valor da compra no visor da maquininha e, caso precise digitar a senha, faça com cuidado para que ninguém a veja. Não faça pagamentos em maquininhas que tiverem o visor danificado e desconfie se o vendedor pedir para digitar a senha mais de uma vez. Confira, sempre, o comprovante de pagamento.

Nunca entregue seu cartão para vendedores fazerem o pagamento por você. Lembre-se ainda de que você mesmo pode fazer o pagamento por aproximação, com o celular, usando o cartão virtual, que é a forma mais segura de proteger seus dados bancários. Para pagar com cartão virtual, basta cadastrá-lo na carteira digital que você tem no seu celular (Apple Pay ou wallets de Samsung e Google, por exemplo). Uma vantagem do pagamento com cartão virtual é que, para concluir a transação, é necessário fazer uma nova autenticação (biometria facial ou digital). 

Se seu cartão ou seu celular com app de banco for furtado ou roubado, comunique imediatamente à instituição financeira.

Ative as notificações - Ative as notificações do aplicativo do banco. Isso facilita a identificação de operações fraudulentas, já que permite que você acompanhe todas as transações com os valores reais. 

Cuidado com suas senhas - Em caso de perda, roubo ou furto de celular, existe a chance de o criminoso encontrar suas senhas anotadas no próprio aparelho. Para que isso não aconteça, não deixe senhas anotadas no bloco de notas do celular ou em conversas de aplicativos de mensagens.

Na hora de configurar as senhas, não adote combinações de fácil adivinhação, como data de nascimento. 

Seguro para sua conta - É possível contratar seguros tanto para seu smartphone quanto para sua conta bancária.