O Fuzuê abre o período de pré-Carnaval de Salvador neste sábado (3 de fevereiro), levando 42 atrações para o Circuito Orlando Tapajós, desde o Clube Espanhol até o Farol da Barra.
A festa tem como característica principal reunir atrações de chão, como charangas, fanfarras, bandas de percussão e blocos de mascarados, emulando o clima dos antigos carnavais. Os desfiles começarão às 14h, e a ordem das apresentações foi divulgada nesta quinta-feira (1º).
Abrindo as apresentações, em sua 6ª edição, as bicicletas darão partida nos desfiles com o bloco Bike Fuzuê, que chama a atenção do público pela criatividade, fantasias de carnaval e o bom humor dos ciclistas durante o desfile. A ação é uma iniciativa do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), que reúne grupos de pedal e usuários de bicicleta da cidade.
Ainda no grupo que começa a desfilar às 14h, outra atração é o grupo percussivo feminino ‘A Mulherada’. Com sua batida contagiante e presença marcante de suas dançarinas, o grupo promete adicionar um toque especial à festividade, celebrando não apenas a rica tradição, mas também a diversidade e ancestralidade culturais de Salvador. “Não percam a oportunidade única de se envolver na energia contagiante proporcionada por A Mulherada durante este evento imperdível”, disse Paula Érica Figueiredo, presidente do grupo.
O segundo grupo de atrações tem saída marcada para as 14h30; o terceiro grupo, às 15h; e o quarto e último grupo, às 16h. Entre as atrações que fecham os desfiles do Fuzuê, está o Grupo Cultural Cangaceiros de Ipitanga. Segundo o idealizador do bloco, Edivaldo Ferreira, a festa é o momento ideal para as entidades tradicionais mostrarem o seu trabalho.
“O Fuzuê é um momento muito especial, uma festividade que mostra e valoriza a riqueza e a diversidade da cultura popular da Bahia. Uma festividade muito necessária para manter viva as tradições dos grupos culturais do nosso estado. E, neste ano, os Cangaceiros vão apresentar uma nova roupagem e coreografia. Tudo pensado para contar a nossa história, mostrar as nossas tradições e encantar o público presente”, explica Edivaldo Ferreira.
A festa é a primeira do calendário de cinco dias que antecede o período oficial da folia, que começa na próxima quinta-feira (8). Além do Fuzuê, ocorre no domingo (4) o Furdunço; na segunda-feira (5) a Melhor Segunda-Feira do Mundo com Xanddy Harmonia; na terça-feira (6) o Pipoca com Léo Santana; e na quarta-feira (7) o circuito de fanfarras Sérgio Bezerra.
Criado pela Prefeitura de Salvador, o calendário de pré-Carnaval tem o objetivo estratégico de antecipar a chegada dos turistas à cidade, além de oportunizar a curtição de forma gratuita para o cidadão soteropolitano e o folião pipoca.
Confira a ordem dos desfiles do Fuzuê 2024:
Saída às 14h
-- Bike Fuzuê/Banda da Guarda Municipal
-- Grupo Cultural Junino Forró do ABC
-- Quadrilha Junina Forró do Luar
-- Bamcac
-- Cia de Dança Robson Correia
-- Gravata Doida
-- Quadrilha Junina Forró Asa Branca
-- Grupo Cultural Commanche do Pelô
-- A Mulherada
-- Careta Tradicional de Acupe
-- Grupo Folclórico Zambiapunga
-- Escola de Samba Unidos de Itapuã
-- Lui
Saída às 14h30
-- Caretas de Cairu
-- Banda Marcial Navarro de Brito
-- Fanfarra Bamupi
-- Baianas do Reino
-- Oficina de Sons
-- Charanga Tamirzinho Kids
-- Filó Brincante
-- Grupo Cultural de Mascarados Maralegria
-- Barquinha de Bom Jesus dos Pobres
-- Kangodance
-- Banda Show Contempor Nea
Saída às 15h
-- Gira Ingonça
-- Charanga do Pinguço
-- Banda Big Show
-- Oficina de Frevos e Dobrados
-- Afoxé Relíquias Africanas
-- Escola de Samba Filhos da Feira
-- Grupo Fuzuê Junino
-- Grupo Cultural Terno de Reis Rosa Menina
-- Banda Show Daraju de Ode
-- Pierrot Tradição de Plataforma
-- Chegança dos Marujos Fragata Brasileira
Saída às 14h
-- Bandinha Samba Folia
-- Negão da Viola no Samba do Mulheré
-- Cangaceiros de Ipitanga
-- Coral Cantart Bbg
-- Afoxé Filhos de Korin Efan
-- Afoxé Babá Afoman
-- Paroano Sai Milhó