Criado há 10 anos pela Prefeitura de Salvador, o Furdunço já se estabeleceu como uma das festas mais aguardadas do calendário de pré-Carnaval da capital baiana.
O evento, que acontece no dia seguinte ao Fuzuê, ocorre neste domingo (4 de fevereiro), e levará mais de 50 atrações ao Circuito Orlando Tapajós, desde o Clube Espanhol até o Farol da Barra. A ordem dos desfiles foi divulgada nesta quinta-feira (1º), com saída a partir das 14h.
A proposta do Furdunço é levar os artistas para a rua em equipamentos menores, como os minitrios e os pranchões, agitando o público bem de perto. A festa, criada em 2014, foi pioneira do calendário de pré-Carnaval, fazendo sucesso desde a primeira edição. Tanto, que em 2016 surgiu o ‘irmão’ Fuzuê, dando espaço a atrações tradicionalmente de chão, como charangas, fanfarras, blocos de mascarados e de percussão.
Uma das atrações confirmadas para a folia deste ano, o cantor sertanejo Danniel Vieira já está aquecendo as turbinas para entrar de vez no ritmo do Carnaval. “O Furdunço sempre me surpreende, é lindo demais. O povo sempre consegue me emocionar com todo o carinho que tem por mim. Agradeço em especial à Saltur e à Prefeitura de Salvador pelo convite para participar por mais um ano”, comenta o cantor, cuja apresentação está agendada para as 19h.
Outra atração aguardada pelo público é o cantor Lincoln, conhecido por arrastar multidões no Carnaval de Salvador com um swing contagiante. O minitrio dele está previsto para sair às 18h. “Já virou tradição! Fico ansioso para chegar o dia do Furdunço e poder celebrar em grande estilo esse momento com a minha pipoca. É pra começar o Carnaval com o pé direito”, disse o artista.
A banda Jammil, comandada por Rafael Barreto, também se apresenta no Furdunço, com saída a partir das 21h. “Essa é a minha primeira vez no Furdunço e para mim será uma honra. O Furdunço é o pontapé inicial do Carnaval, um momento em que a galera está entregue para curtir e jogar a energia lá em cima, o que combina perfeitamente com a banda Jammil. Vamos cantar e curtir muito essa festa”, prometeu.
Como já virou tradição, quem fecha a programação do Furdunço é a banda BaianaSystem, com saída prevista entre as 21h e 22h. A apresentação da banda é sempre um ponto alto da festa, reunindo milhões de foliões na orla da Barra.
Pré-Carnaval
A novidade do pré-Carnaval de 2024 é a “Melhor Segunda-Feira do Mundo”, comandada por Xanddy Harmonia. O show, que é um dos eventos de Ensaios de Verão mais procurados pelo público, será realizado do trio elétrico para a pipoca no Circuito Orlando Tapajós na segunda-feira (5).
Na terça-feira (6), é a vez do gigante Léo Santana comandar o Pipoco, levando uma multidão do Clube Espanhol até o Farol da Barra. E como já é tradição, na quarta-feira (7) os bloquinhos e fanfarras invadem a Barra finalizando o pré-carnaval de Salvador no Circuito Sérgio Bezerra.
Para garantir assistência aos foliões, a prefeitura preparou um esquema especial de serviços para atender à população, como alterações nas linhas de ônibus e trânsito, instalação de posto de saúde no circuito da festa, além de plano de segurança.
Confira a ordem dos desfiles do Furdunço 2024:
Saída às 14h
-- Rixô Elétrico
-- Negro davi
-- Dakar Percussivo
-- Sylvia Patrícia & Tuk Tuk Sonoro
-- Rasta Groove
-- Negão da Viola
-- Banda DNA Dodô
-- Maira Lins
Saída às 15h
-- Chico Gomes e Marana
-- Ivan Huol
-- Paulo Raio
-- Rural Elétrica
-- A Mulherada
-- Jay Torres
-- Faustão e os Mongas
-- Virgilio Lisboa
Saída às 16h
-- A Tapa
-- Lutte
-- Peu Pirata
-- Linnoy
-- Wilson Café
-- Olodum
-- Psirico
-- Targino Gondim
Saída às 17h
-- Filhos de Jorge
-- Diego Moraes
-- Lui
-- Mudei de Nome
-- Bailinho de Quinta
-- Armandinho
-- Fit Dance
-- Aloisio Menezes
Saída às 18h
-- Tonho Matéria
-- Marculino e Seus Belezas
-- Adelmo Casé
-- Banda Toaê Arrastão Pena Branca
-- Tais Nader
-- Lincoln
Saída às 19h
-- Forró do tico
-- Tuca
-- Ana mametto
-- Daniel vieira
-- Mambolada
-- Kart love
Saída às 20h
-- Danzi
-- Diamba
-- Edy vox
-- Makonnem Tafari
Saída às 21h
-- Gerônimo
-- Escandurras
-- Jammil
-- Baianasystem