Carnaval / Cidade

Polícia vai recolher as pistolas de água no carnaval 2024 em Salvador

Proibição das pistolas é lei desde maio de 2023

As pistolas de água (uma marca do bloco As Muquiranas) serão recolhidas nos Portais de Abordagem no Carnaval 2024. Os equipamentos localizados pelas Forças de Segurança nos circuitos de festas de rua também serão retidos.

A regulamentação da Lei 14.584 de 2 de junho de 2023 foi relizada nessa segunda-feira (29 de janeiro), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.

Participaram do ato o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, entre outras autoridades.

"Cumpriremos o que determina a legislação. Aproveito a oportunidade para solicitar aos foliões que não levem esse tipo de equipamento para os circuitos da festa", declarou Werner.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes, lembrou que em maio de 2023 foi aprovado, por unanimidade, o projeto de autoria da deputada Olívia Santana, que proíbe pistolas de água no carnaval. "Como posso achar que é normal lançar um jato d’água sobre uma mulher, ou beijá-la, sem o consentimento dela? Não é que podia nos carnavais passados, mas é que prevalecia uma cultura machista de que a mulher tinha que aguentar tudo e não reclamar”, disse o deputado.