Desde o dia 1º de fevereiro, com a Lavagem de Itapuã, baianos e turistas iniciam uma verdadeira maratona, com praticamente duas semanas seguidas de festas sem interrupções.
Na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, o bairro do Rio Vermelho recebe a Festa de Iemanjá, celebrando a Rainha do Mar desde a noite anterior. Nos dias 3 e 4, o circuito Ondina/Barra recebe o Fuzuê e o Furdunço, respectivamente, abrindo alas para a semana mais esperada: a do Carnaval.
Na segunda-feira (5), o cantor Xanddy Harmonia leva ‘A Melhor Segunda Feira do Mundo’ também para o circuito Ondina/Barra, a partir do Clube Espanhol. O cantor, que estreia a festa neste formato em trio elétrico, conta que levar o ensaio para um trio elétrico é muito especial, um desejo do coração.
“Eu já falava e já pensava nessa possibilidade há muitos anos. Por quê? Porque a segunda que antecede o Carnaval é quando o Brasil inteiro está aqui na cidade. Muitos turistas, pessoas que chegam para o Carnaval, participam. Então estou me sentindo acarinhado, presenteado, e pode ter certeza que o povo de Salvador, da Bahia e a torcida do Brasil estão sentindo a mesma coisa. Espero que fique no calendário pra sempre”, diz Xanddy.
Na terça-feira (7), o cantor Léo Santana invade o percurso com seu tradicional Pipoco, anunciando que a folia vem aí. Na quarta-feira (8), é a vez do Habeas Copos, no Circuito Sérgio Bezerra, com bandas de fanfarra animando os foliões.
Entre a quarta-feira (08) e a terça-feira (12), a cidade se veste de cor com Carnaval em todas as esquinas, ruas, becos e vielas. Desde os circuitos tradicionais até os palcos montados nos bairros, a programação traz opções para todos os gostos e bolsos. Na quarta-feira (13), o tradicional Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas toma conta da Barra/Ondina, fechando o período com o cantor Danniel Vieira e convidados.
Até março
A programação de festas vai até março.
No Pelourinho, o Cortejo Afro anima as segundas-feiras, sempre com convidados especiais, a exemplo de Márcia Castro, Russo Passapusso e Bailinho de Quinta. Todos os domingos e terças-feiras, o Olodum promove ensaios fechados e abertos ao público como o que ocorreu no domingo (14), levando um mar de gente à Praça Municipal, elevando a temperatura em um verdadeiro ‘esquenta’ para o Carnaval.
Além disso, no Candeal, os tambores da Timbalada ecoam a cada 15 dias, culminando na ressaca em fevereiro, logo após o Carnaval. “Ver a cidade fervendo e cheia de gente - do Brasil e do mundo - me deixa muito feliz! Salvador tem essa magia, né? Atrair e encantar pessoas. É nosso, é genuíno. Prova disso são os ensaios da Timbalada que, a cada edição, tem ingressos esgotados. Baianos e turistas vibram e se emocionam com o que acontece lá no Candyall”, conta o cantor do grupo, Denny Denan.