Com 45 anos de história, o Afoxé Filhas de Gandhy terá como tema “Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado”
“Nossa proposta é ressaltar, ainda mais, a identidade de matriz africana, principalmente através do ritmo ijexá, na sua musicalidade, repertório, danças e figurinos”, explica Silvana Magda, coordenadora do carnaval 2024 do afoxé.
A fantasia do bloco seguirá a tradição de levar o azul e branco para os circuitos, além dos turbantes e adereços, elementos específicos da categoria afoxé, e as alas de baianas.
O Afoxé Filhas de Gandhy vai desfilar no sábado (10 de fevereiro), no Circuito Batatinha, Centro Histórico, e no Circuito Dodó, Barra/Ondina, na segunda-feira (12).
Além dos dois dias de desfiles pelos circuitos, o Afoxé Filhas de Gandhy realizará um esquenta Percussivo no dia 10 de fevereiro. O evento contará com cerca de 50 percussionistas e 50 baianas, partindo da sede do Afoxé na rua Gregório de Matos, seguindo pelo Largo do Pelourinho, subindo para o Terreiro de Jesus, circulando pelo Centro Histórico e concluindo novamente na sede, onde está previsto participação especial de artistas da música baiana.
O Afoxé reúne mulheres dos mais diversos segmentos sociais, como secretárias do lar, lavadeiras, enfermeiras, médicas, cozinheiras, profissionais liberais, empresárias, assim como as Yas, Mametos, Equedes, Makotas e filhas de santo dos diversos terreiros de candomblé da Bahia, como Gantois, Bate Folha, Ilê AxêOpó Afonjá.