A programação especial do Natal Salvador no Centro Histórico, neste final de semana, inclui apresentação da cantora Simone, que traz para a capital neste sábado (16 de dezembro) o show da turnê “Tô Voltando”, e Mateus Aleluia, que celebra 60 anos de carreira no domingo (17).
Ambas as apresentações ocorrem a partir das 20h no palco montado na Praça Municipal, em frente ao Elevador Lacerda.
A turnê de Simone celebra os 50 anos de carreira da cantora, percorrendo trajetória como uma das maiores intérpretes da música brasileira.
O roteiro faz um apanhado das canções que a artista lançou nessas cinco décadas escritas por nomes como Milton Nascimento, Ivan Lins, Sueli Costa, João Bosco, Martinho da Vila, Gonzaguinha e Chico Buarque.
Mateus Aleluia apresenta um show novo que passeia pelos clássicos de sua trajetória, desde a emblemática obra dos Tincoãs, até suas criações mais recentes, que lhe renderam uma indicação ao Grammy Latino em 2022.
Pesquisador e pensador, Mateus é reconhecido pela criação de uma estética singular que entrelaça temas da cultura afro-brasileira de forma profunda e filosófica. Ele se apresentará ao lado de Alexandre Vieira, Day Brown e Rodrigo Sestrem.
Abertura
Além destas atrações, a Orquestra ComPassos é responsável por iniciar a festa no palco principal nos fins de semana, sempre a partir das 18h.
Com 25 anos de história, a orquestra promove a alegria pelo nascimento de Cristo tocando clássicos da época até arranjos contemporâneos, mistura que tem agradado todos os públicos.
Programação diversificada
Quem estiver no Centro Histórico poderá também apreciar corais infantis de várias partes da cidade. As apresentações têm início sempre às 17h e ocorrem no adro da Igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus.
Neste sábado, o projeto Sacadas Musicais tem continuidade e o Coral da Paz se apresenta novamente para o público sob a regência do maestro Keiler Rêgo. A apresentação está prevista para às 18h30 e ocorre nas sacadas da Casa do Olodum.
O cortejo dos Brincantes de Papai Noel volta a promover alegria e incitar o espírito natalino no público tanto no sábado quanto no domingo. O cortejo com carros alegóricos, músicos, dançarinos e personagens do Natal de Salvador desfilam com saída da Rua Chile, às 18h30.
Todos os dias até o Natal, das 10h às 17h, pelas ruas do Pelourinho, grupos de tambores, baianas e capoeiristas também serão responsáveis por promover a festa e fazer uma calorosa recepção para os visitantes que forem apreciar os atrativos da programação do Natal Salvador.
Na Praça da Sé é possível visitar um grande presépio que teve concepção de Pedro Caldas e direção de arte de Edy Ribeiro. A arte tem 60 metros quadrados e foi montada toda em branco e prata, com 10 mil microlâmpadas.
E para crianças e adultos, ainda é possível visitar a Casa do Papai Noel, que este ano foi montada na Faculdade de Medicina no Terreiro de Jesus, e está aberta ao público das 17h às 22h. O espaço pode ser conferido até o próximo dia 27.