Isso mesmo, meus lindinhos, estamos a apenas alguns dias da chegada do Papai Noel. Vá correndo para comprar todos os presentes para mulher, filhos, pais, parentes e amigos ficarem felizes, não é, neguinho.
Ah! E você ainda não cuidou disso! Pois se prepare para o baque, porque as coisas não estão para brincadeira. E até eu vou querer uma lembrancinha sua, viu, benzinho. Pode preparar o bolsinho que vai ter que comprar um mundão de presentinhos, he-he.
Mas o Verão se anuncia muito promissor. Dezembro já chegou trazendo este calorão danado. Imagine como será o sol de janeiro até março. Vamos terminar como um bife a rolê, fifo, pode crer. Vai ter forno quente toda tarde. Portanto, prepare um trocadinho para pagar a conta de energia que vai subir com o ventilador, ar condicionado ou demais aparelhos de refrigeração. E ainda será pouco, pode crer.
Tudo indica que o verão vai arrebentar o termômetro, fifo. E o pior, é que eu gosto das opções (tanto do frio quanto do calor) desta Bahia maravilhosa que eu amo. Adoro ficar tiritando no cobertor ou ‘derretendo’ numa varanda ou na beira de uma piscina, de preferencia, saboreando meu vinhozinho tinto seco´. Tintim.
Mas estes dias eu estou ‘inflada’, estou toda metida a ‘gás com água’ pois meu amigo Cristiano Loureiro, que bota o bloco da Baleia Rosa na festa de Itapuã, me comunicou que eu serei a homenageada no próximo desfile, na festa de 2025.
Euzinha mesmo, lindinho, acredite, serei a próxima rainha do cortejo da Baleia Rosa. Este ano, as homenagens foram dirigidas para a minha querida amiga, Gessy Gesse.
Agora, a gostosona do bloco será a bonitinha aqui. É muita honra, fifo.
Eu descobri que não sou um ‘astro’ único da família, não, pois já temos um grande e promissor artista. É o Lucas Gerbasi, meu sobrinho, que fez um showzaço na sala do Coro do Teatro Castro Alves.
Espantei-me com a sala lotada, com aplausos os efusivos, entusiasmados, e com a vibração, a participação da plateia. Foi realmente um belo espetáculo. E lá eu sabia que o Lucas era tão bom para apresentar um show, ou que ele tem grande domínio de palco.
Descobri que tem uma voz maravilhosa, e que está bem acompanhado por uma excelente orquestra. Gostei muito.
E o show ainda teve um convidado especial: o grande Edu Casanova, que também deu uma ‘palhinha’ e animou ainda mais a apresentação. Foi bom demais e os aplausos foram calorosos para os dois. Adorei.
E Carmen, a minha irmãzinha mais velha e vovó de Lucas, está até agora cheia de orgulho, pois o netinho a deixou toda convencida e inflada com o sucesso dele, claro. Trem bom é família.
Mas eu fiquei muito feliz quando fui com as irmãs Ana e Carmen para a Associação Bahiana de Imprensa, no sábado, para o lançamento da 6ª edição da Revista Memória da Imprensa, que promoveu uma roda de conversa com articulista da edição além de som ao vivo com o quarteto Fred Dantas.
Quando Ernesto Marques, o presidente da ABI, anunciou que eu estava chegando no recinto, recebi aplausos calorosos, que me deixaram emocionada. É um privilégio ter o carinho e respeito dos coleguinhas ou ex-alunnhos. Eu os amo. eles são alegria no meu coração.
Foi um dia de muita felicidade pelo reconhecimento profissional. Depois, fomos almoçar na casa de Jorginho Ramos, que já ‘viajou’ paara o ‘Paraíso’, mas Aninha, sua viúva, fez questão de manter a tradição do almoço que ele iniciou, e que Aninha dá segmento. E eu e os coleguinhas fomos saborear a deliciosa maniçoba feita por Aninha, que é o orgulho da família. Adoro minha profissão e meus queridos amigos jornalistas. Amo-os.
Agora, vamos arrumar a árvore de Natal, comprar os presentes, fazer comidas deliciosas e aguardar a reunião da família para este dia que é da confraternização com os entes queridos. Natal é um festejo especial, que reúne os seres e deixa as ‘pinimbas’ para trás. Vamos para o panetone e o vinhozinho tinto. Tintim. Feliz Natal. Amo vocês.
A minha querida amiga Elibia Portela dá a receita gostosa para um Natal delicioso. Ela, que herdou da mãe os dotes culinários e é reconhecida pela criação do pão delicia e do boliviano, hoje é nome respeitado e motivo de grandes reportagens.
Mas Elíbia não é genial somente nestas delicias, não. Ela também mantém a fama e o bom nome em outras delicias, posso afirmar pois já provei de muitas delas.
E hoje, ela nos passa ‘uma receita simples de um panetone fácil e delicioso´ para você fazer e encantar a sua família.
Aventais a postos, vamos para a cozinha.
Panetone gostoso de Elíbia Portela
Ingredientes:
-- 500g de farinha de trigo
-- 100g de açúcar e 100g de manteiga sem sal
-- 4 ovos
-- Uma colher (chá) de sal
-- 10g de fermento biológico seco
-- Meia xícara de leite morno
-- Frutas cristalizadas e uvas passas a gosto
Modo de preparar:
1 - Ativar o fermento: em um recipiente, misturar o fermento, o açúcar e um pouco de leite morno. Deixar descançar por alguns minutos até espumar;
2 - Misturar os ingredientes secos: em uma tigela grande, peneirar a farinha e o sal. Fazer um buraco no centro;
3 - Combinar os ingredientes úmidos: no buraco da farinha, adicionar os ovos, a manteiga derretida, o leite morno restante e a mistura de fermento;
4 - Sovar a massa: começar a misturar com uma colher e, em seguida, com as mãos, até obter uma massa hoogenea. Adicionar as frutas cristalizadas e uvas passas;
5 - Descansar a massa; colocar a massa em uma tigela untada, cobrir com um pano limpo e deixar descansar em um lugar quente por cerca de uma hora ou até dobrar de volume;
6 - Modelar o panetone: untar uma forma de panetone e colocar a massa. Cobrir novamente e deixar descansar por mais 30 minutos;
7 - Assar: pré-aquecer o forno a 180ºC, pincelar o panetone com gema de ovo batida e levar ao forno por cerca de 40ª 50 minutos ou até dourar.
Boas dicas:
-- Para um sabor mais intenso, adicionar raspas de laranja ou limão à massa;
-- Para uma texaatura mais úmida, cobrir o panetone com papel alumínio na metado de tempo de assamento;
-- Deixar esfriar completamente: antes de embalar ou servir, deixar o panetone esfriar completmente para poder embalar.
Saboreie a delicia com a família aguardando os aplausos efusivos. Feliz Natal para todos. Que Papai Noel traga muita saúde, paz e felicidade para todas as famílias. Beijins carinhosos.