Música

Baterista e zabumbeiro apresenta disco que junta o forró ao jazz

O músico conecta o público dançante com a música instrumental

O zabumbeiro, baterista, compositor Cleber Almeida resolveu juntar o forró com o jazz no disco Bem Sacolejado, que acaba de lançar nas plataformas digitais.

Nesse projeto, o músico conecta o público dançante com a música instrumental, com capricho na melodia, na improvisação, mas com foco no balanço e no colorido timbrístico. O disco foi gravado pelo selo Blaxtream e será lançado também em versão vinil.

Cleber contou com a participação de músicos como Fábio Leal (guitarra), Cosme Vieira (acordeon), Fi Maróstica (contrabaixo), Xeina Barros (percussão), Sérgio Coelho (trombone) e Filpo Ribeiro (rabeca).

O instrumentista traz referências de mestres que há muito já faziam esse bailado, como Camarão, Pernambuco do pandeiro, Noca do acordeon e as primeiras obras do mestre Dominguinhos (que também eram instrumentais e com foco no sacolejado).

“O álbum Bem Sacolejado nasceu a partir de um convite da Blaxtream pra gravar um disco meu de composições autorais. Tinha na gaveta algumas composições que caminhavam mais para um baile, uma música de salão, do que para o jazz brasileiro. E essa foi a cartada, de primeira Thiago e Thalita (Blaxtream) toparam a ideia, acharam interessante a mistura do baile jazz roça Brasil e assim teriam um disco num caminho diferente dos belos títulos já lançados por eles”, conta Cléber. E completa, “ A Blaxtream também embarcou no meu sonho de gravar tudo em casa! Foi uma aventura pra ficar na memória”.

Cleber Almeida é um defensor ferrenho dos ritmos que moldam a música brasileira. Ele é considerado um dos importantes pesquisadores e divulgadores dos ritmos brasileiros da atualidade. Traz diversas influências dos grupos que integra como o Trio Curupira, Trio Macaíba, Banda Mantiqueira e Hermeto Pascoal Big Band - grupos de extrema relevância da cena musical. Além de acompanhar regularmente grandes nomes da música como Heraldo do Monte, Arismar do Espirito Santo, Antônio Nóbrega, Toninho Horta e Toninho Ferragutti.

No vídeo
Bem Sacolejado, de Cleber Almeida