Saúde

Reumatismo: diagnóstico precoce ajuda a tratar e aliviar os sintomas

30 de outubro é o Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo

Foto: Arquivo pessoal
A reumatologista Ana Teresa Amoedo

Dores nas articulações frequentes, que tendem a melhorar com o movimento e piorar com o repouso, podem ser um sinal de doença reumática. O “reumatismo” abrange um grupo de condições que afetam o sistema musculoesquelético, com mais de 120 tipos, podendo acometer crianças, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres.

De acordo com a reumatologista da Novaclin, a médica Ana Teresa Amoedo, o diagnóstico antecipado desempenha um papel fundamental na prevenção de incapacidades físicas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

“A maioria das pessoas tende a ter uma manifestação inicial semelhante, com dor, inchaço e rigidez das articulações. Sem o diagnóstico precoce e tratamento adequado, essas doenças progridem. Com isso, os sintomas tendem a piorar, podendo levar à incapacidade física. E, portanto, as doenças reumáticas estão entre as principais causas de afastamento do trabalho ou aposentadoria antecipada”, explica.

Ana Teresa enfatiza que o Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo é uma oportunidade para sensibilizar a população.

“Muitas pessoas vivem com dores crônicas e desconforto, acreditando erroneamente que faz parte do processo de envelhecimento. No entanto, muitas dessas dores podem ser indicativos de doenças reumáticas que podem ser tratadas com sucesso se identificadas a tempo.  Nós, reumatologistas, sempre incentivamos a realização de exames regulares, especialmente para aqueles que apresentam sintomas persistentes, como dor nas articulações, rigidez matinal e fadiga. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento, melhor para minimizar o impacto das doenças reumáticas na vida das pessoas, permitindo que elas levem uma vida ativa e produtiva”, alerta.

Descrição: Sob a denominação genérica de reumatismo existem mais de 100 doenças diferentes. É considerado uma doença das articulações, músculos, ligamentos e tendões, de caráter não traumático, que acomete pessoas mais velhas. As principais desordens reconhecidas como reumatismo incluem: osteoartrite; artrite reumatóide; febre reumática; dor nos ombros; dor no pescoço; dor nas costas; fibromialgia; espondilite anquilosante; artrite psoriática; lupus eritematoso sistêmico; polimialgia; reumática; tenossinovite; capsulite; bursite.

Causa: Há um grande número de causas. Esses podem ser degenerativas, inflamatória, espondilite e pode ser também infecciosa.

Prevenção: Esforce-se por não comer em demasia, e comer apenas coisas saudáveis, faça exercício físico regularmente, durma numa cama dura de modo a que o corpo fique direito, cuidado com o excesso de pesos que carrega, repouse bastante e não cometa excessos, quer seja em relação ao álcool ou ao tabaco.

Sintomas: Dor, inchaço nas juntas, fraqueza, dor muscular, febre, dificuldade ao executar movimentos.

Tratamento: Há cerca de 50 anos, os antiinflamatórios foram introduzidos no tratamento do reumatismo. No caso dos antiinflamatórios, apesar de a ação dessas drogas ser, em geral, muito semelhante entre si, durante anos, os laboratórios procuraram encontrar novas fórmulas que trouxessem mais benefícios e menos efeitos adversos. O reumatismo é um problema, até à data, que não apresenta qualquer cura, mas existem determinadas modelos de vida que podem diminuir em muito o risco de ser atingido por um problema reumático ‘antes da hora’.

Tipos

Reumatismo geral - Afeta todo o sistema musculoesquelético, sangue e órgãos.

Reumatismo muscular crônico - afeta os músculos, tendões e ossos. Esse tipo de reumatismo não tem cura, mas seus sintomas podem ser reduzidos. 

Reumatismo muscular agudo - afeta os músculos e tendões. Diferente do crônico, esse tipo de reumatismo tem tratamento efetivo e pode desaparecer. 

Reumatismo articular crônico - Afeta as articulações e ligamentos. Os sintomas desse tipo de reumatismo não tem cura, mas seus efeitos podem ser reduzidos com o tratamento adequado. 

Reumatismo articular agudo - Afeta as articulações e ligamentos. Com o tratamento adequado os sintomas desse reumatismo podem ser reduzido e desaparecer.