Bahia / Segurança

51 fuzis apreendidos em 2023 é recorde na segurança da Bahia

O trabalho de inteligência realizado em parceria pelas polícias Militar, Civil e Federal foi intensificado

Fuzil apreendido em Salvador

Com os dois fuzis localizados pela Polícia Militar no sábado (21 de outubro), após perseguição a detentos na região de Mata Escura, as Forças de Segurança da Bahia alcançaram a marca de 51 fuzis apreendidos entre janeiro e outubro de 2023. O número é o maior da história.

A ampliação do trabalho de inteligência, com as implantações de novos Núcleos, e a integração das Polícias Militar, Civil e Federal, consolidada com a instalação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) têm relação direta com as apreensões.

"Retirar armas das mãos do crime organizado, principalmente dos traficantes que promovem assassinatos de rivais, de usuários com dívidas e até de moradores que não compactuam com a atividade ilícita da venda de entorpecentes é prioridade", enfatizou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Nesse domingo (22), fuzis, pistolas, coletes balísticos e cerca de 3 mil munições foram apreendidos com um grupo que daria suporte à fuga em massa no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, frustrada pelo Batalhão de Guardas (BG) da Polícia Militar. Pouco depois do meio-dia, equipes do BG, que patrulhavam no entorno do Módulo V da Lemos Brito, com 485 detentos, perceberam a movimentação e reforçaram o trabalho ostensivo. Sete criminosos conseguiram escapar.

Com apoio do Grupamento Aéreo (Graer), a perseguição foi iniciada. Próximo da Avenida Gal Costa, os sete detentos e traficantes comparsas que esperavam os custodiados correram, abandonando os armamentos. No local, os militares do BG apreenderam dois fuzis calibre 5,56, cinco pistolas calibre 9mm, três mil munições, 24 carregadores, três coletes balísticos e celulares.

“A ação rápida do BG foi fundamental para impedir uma fuga em massa de detentos. Os materiais encontrados durante a perseguição serão apresentados no Deic [Departamento Especializado de Investigações Criminais]”, conta o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, acrescentando: “a unidade da Polícia Civil vai identificar os criminosos que levaram os armamentos até o local, origem dos fuzis, pistolas e também da farta quantidade de munição”.

Tancredo Neves, Calabar e Valéria

As grandes apreensões de fuzis no ano de 2023 aconteceram durante ações nas regiões de Tancredo Neves, Calabar e Valéria. Em todos os casos, o trabalho de inteligência norteou as equipes na repressão qualificada.

Em junho, uma campana para impedir que um "bonde" (grupo com dezenas de integrantes de facção) atacasse traficantes rivais na região do Subúrbio Ferroviário, resultou na localização de 13 fuzis. O ataque foi frustrado e, durante perseguição que terminou no bairro de Tancredo Neves, as armas longas foram encontradas.

Em setembro, um grupo de criminosos gravou um vídeo exibindo fuzis e indicando uma "invasão" na região do Calabar e Alto das Pombas. Dois dias após a divulgação, as forças de segurança fecharam o cerco contra o bando e apreenderam seis fuzis.

Outro caso de repercussão com apreensões de fuzis aconteceu em Valéria, também no mês de setembro. Três armas do calibre 5,56 foram achadas com integrantes de duas facções, além de granadas.

"São mais de quatro mil armas retiradas das mãos do crime organizado. A redução das mortes violentas em 2023 é resultado do trabalho incansável dos policiais", completou Werner.

Investimento

Mais de R$ 7,3 milhões foram investidos pelo Governo do Estado nas novas sedes da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na cidade de Santa Maria da Vitória. As unidades foram inauguradas na manhã desta segunda-feira (23).

As novas estruturas, erguidas em terreno cedido pela Prefeitura, na Avenida Roberto Santos, recepcionam também as demandas de outros municípios.

Além de espaço para abrigar a Delegacia Territorial, a Coorpin conta com recepção, atendimento e acolhimento de vítimas em espaço dissociados de agressores, salas para delegados titular e substituto, investigação, oitiva, reconhecimento, vestiário, copa e custódia.

A CIPM dispõe de uma moderna área para instrução continuada da tropa, seção operacional, central de rádio e sala de equipamentos. Ambos os espaços têm ferramentas tecnológicas mais modernas para garantir um atendimento rápido às demandas de policiamento ostensivo e judiciário.

Entre janeiro e outubro deste ano, 40 novas unidades, que fazem parte do Programação de Modernização das Estruturas da Segurança Pública foram entregues à população baiana.