Bahia

Bahia registra 20 tremores de terra em setembro (em outubro já são 3)

Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil

Os sismos, de baixa magniturde, foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Laboratório Sismológico da UFRN (LABSIS).

O tremor de maior magnitude ocorreu na região entre Curaçá e Jaguarari, no dia 17 de setembro.

O município de Jaguarari registrou um total de 8 tremores de terra no mês de setembro, Curaçá 3 abalos sísmicos e Jacobina 5 eventos. Em seguida vêm Curaçá/Jaguarari (1), Tanque Novo (1), Lage (1), Candeal (1).

Nessa terça-feira (3 de outubro) um tremor de terra foi registrado às 2h15 pelas estações sismográficas do Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Curaçá. Na segunda-feira (2) outro foi sentido na região do município de Jacobina. E no domingo (1) na região do município de Jaguarari.

Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, sobretudo na Região Nordeste. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país.

As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON).

A RSBR conta, ainda, com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).