
Morreu no Rio de Janeiro, aos 89 anos, o multi-instrumentista, compositor e arranjador Hermeto Pascoal. A notícia foi divulgada pela família em sua página oficial no Instagram, na noite desse sábado (13).
Conforme a publicação, Hermeto Pascoal “fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música”.
Por meio de nota, o Hospital Samaritano Barra explicou que Hermeto deu entrada na unidade de saúde, no último dia 30 de agosto, para tratamento de complicações respiratórias derivadas de um quadro avançado de fibrose pulmonar. “O quadro se agravou nas últimas horas, evoluindo para falência múltipla dos órgãos”.
Os familiares pediram respeito e privacidade neste momento. Também adiantaram que o velório será nesta segunda-feira (15), na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, próximo ao Jabour, bairro onde ele morou grande parte da vida. A cerimónia fúnebre será aberta ao público, das 14h às 21h.
“Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria”, reforçou a família na postagem no Instagram.
Hermeto Pascoal nasceu em Arapiraca, Alagoas, no dia 22 de junho de 1936. Ele ficou conhecido por sua excepcional habilidade como pianista, flautista, compositor e arranjador.
O multi-instrumentista lançou vários álbuns como Sambrasa Trio (1965) e Só Não Toca Quem Não Quer (1987). Hermeto também colaborou com diversos artistas, nacionais e internacionais.