Artes Visuais

21 pinturas de João Martins mostram 'As cores do cangaço'

João Martins nasceu em Irará, interior da Bahia

Foto: Divulgação
João Martins: obras em acrílica sobre tela

A Sala Carlos Bastos, espaço para mostras de arte do Teatro Módulo, na Pituba, recebe de 5 a 15 de outubro a exposição inédita de pinturas “As Cores no Cangaço”, do artista plástico João Martins.

Inspirada no livro “Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço”, do escritor e historiador Frederico Pernambucano de Mello, a mostra reúne 21 obras em acrílica sobre tela, em tamanhos variados, onde o lado humano e antropológico do Cangaceiro, com seus hábitos e costumes, roupas e utensílios, são representados através da criação do artista, que buscou conferir aos quadros uma imagem forte e colorida.

“É com esse sentimento poético que procurei mostrar um figurativo, tanto histórico, quanto festivo, numa leitura colorida e alegre, entre bandeirolas, sanfonas e mandacarus, no cenário bonito da Caatinga, com suas frutas e passarinhos, como o Sertão sempre foi. A exposição apresenta portanto o meu contexto artístico e onírico sobre o Cangaço, com todas as cores da minha poesia, declara João Martins”.

João Martins nasceu em Irará, interior da Bahia, em 1949. Estudou Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da UFBA. Fez sua primeira exposição individual, A Poesia das Cores, em 1998. Em 1999 expôs a mostra Cores Poéticas. Ambas foram montadas na Galeria da Casa do Comércio, em Salvador.

Ainda em 1999 realizou a exposição Irará em Mim,  em Irará. Em 2001, a exposição Calendários em Salvador e, em 2002, representou o Brasil na Itália no XXII Festival Latino Americano de Arte em Milão com a Coleção Cores do Brasil, e na exposição coletiva Colori in Festa Arezano, em Gênova, na Itália.

Em 2007 fez parte do projeto Arte Sofitel-Galeria Prova do Artista, com a exposição Curumins e Passarins, em Costa do Sauipe e na Aliança Francesa de Brasília. Em 2009 levou para Irará Curumins e Passarins e abriu no Teatro XVIII, no Pelourinho, a mostra As Cores dos Orixás. No mesmo ano no CUCA, em Feira de Santana, montou a exposição A Poesia das Coisas.

Em 2019 participou da Semana Nacional nos Museus com a Coleção Mãos ao Barro e da exposição Saberes e Sabores de Irará, no Museu Udo Knoff, em Salvador. Participou de inúmeras Exposições Coletivas dentre as quais O Encontro dos Sete Caminhos, na Galeria do Farol da Barra, da Exposição Comemorativa aos 500 anos do Descobrimento da Baía de Todos os Santos, da coletiva Arte Contemporânea, na Galeria Prova do Artista. Participou da Exposição Coletiva A Mão Afro da Bahia, no IRDEB. Todas aconteceram em Salvador.

Fez também parte da  Coletiva Grandes Artistas da Bahia em Pequenos Formatos, no Museu Regional de Arte, em Feira de Santana e da Exposição em homenagem ao escritor baiano João Ubaldo, em Itaparica.