Brasil

Chuva: número de mortes chega a 46 pessoas no Rio Grande do Sul

Outras 46 pessoas estão desaparecidas

Foto: Drone Governo Federal
As chuvas deixaram um rastro de destruição

Os números foram confirmados nesta segunda-feira (11 de setembro) pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que iniciou diligências nos sete municípios mais atingidos (Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Estrela) em busca de desaparecidos.

10 equipes, em um total de 35 policiais civis da capital, deslocaram-se para as localidades atingidas, somados a mais 83 servidores policiais da região, perfazendo um total de 118 policiais civis e 10 viaturas.

A razão para essa ação urgente está relacionada ao fato de que as listas de desaparecidos não coincidem, criando um cenário de incerteza que a Polícia Civil se compromete a ajudar a resolver.

Em parceria com o Instituto Geral de Perícias (IGP), a Polícia notificará as famílias afetadas, iniciando imediatamente o processo de coleta de DNA. Destaca-se que essa coleta de dados é fundamental para facilitar a identificação de possíveis vítimas.

Drones e aeronaves com capacidade de voo noturno estão sendo utilizados na busca por desaparecidos.

As chuvas torrenciais que atingiram o Rio Grande do Sul entre os dias 1 e 4 de setembro provocaram destruição em 92 municípios, afetando 340.918 pessoas, com 924 feridos. Segundo a Defesa Civil, 4.794 pessoas estão desabrigadas, e 20.490 desalojados. 

Mortes

-- Cruzeiro do Sul: 5
-- Encantado: 1
-- Estrela: 2
-- Ibiraiaras: 2
-- Imigrante: 1
-- Lajeado: 3
-- Mato Castelhano: 1
-- Muçum: 16
-- Passo Fundo: 1
-- Roca Sales: 11
-- Santa Tereza: 1
-- Bom Retiro do Sul: 1
-- Colinas: 1

Desparecidos

-- Lajeado: 8
-- Arroio do Meio: 8
-- Muçum: 30

Antecipação do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vai antecipar o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais a moradores das cidades atingidas pelas chuvas no Sul do país. O INSS vai antecipar R$ 1,21 bilhão para pagamento mensal de benefícios previdenciários e assistenciais para os 79 municípios atingidos. A medida vai auxiliar 706.619 pessoas dessas regiões. 

A parcela extra deve ser solicitada no banco onde o segurado recebe o benefício. Ela é dividida em 36 vezes sem juros e correção monetária a partir do terceiro mês da opção.

Quando a pessoa faz a opção do benefício extra a análise é feita em 5 dias úteis, mas há casos em que o valor é liberado imediatamente quando há disponibilidade de dinheiro. 

Para os benefícios cuja cessação esteja prevista para ocorrer em data anterior à 36ª parcela, a quantidade deverá ser adequada, para permitir a quitação total.