No dia 16 de setembro (sábado), Praia do Forte vai virar palco do encontro de duas gerações da música instrumental brasileira, com o show do compositor mineiro Dudu Lima, reconhecido como um dos maiores contrabaixistas da atualidade, e seu convidado especial Wagner Tiso. A apresentação integra a programação do TAMAR Cultural - projeto de dinamização dos espaços do Projeto Tamar no Brasil - e é uma homenagem aos 60 anos de carreira de Tiso como pianista, compositor de formação erudita, arranjador e maestro.
Nascido na cidade mineira de Três Pontas, Wagner Tiso tocou e orquestrou para grandes nomes da música popular brasileira, apresentou-se em quase todos os países do mundo e, hoje, possui uma bagagem de 30 álbuns, inúmeras trilhas para cinema, TV e teatro, duas peças sinfônicas completas e, aproximadamente, 200 arranjos musicais. Foi autor de grandes clássicos como "Coração de Estudante", composto em parceria com Milton Nascimento, com quem lançou na década de 70 o lendário álbum "Clube da Esquina", eleito em 2022 o melhor disco brasileiro de todos os tempos.
Já Dudu Lima, considerado um dos melhores contrabaixistas do mundo, tem 21 álbuns lançados ao longo de uma carreira próspera de 35 anos, entre eles os icônicos "Tamarear - Milton Nascimento & Dudu Lima Trio" e “Dudu Lima featuring João Bosco”. No Centro de Visitantes do Projeto Tamar, ele se apresenta acompanhado do baterista mineiro, Leandro Scio, também conhecido como mago das baquetas, para uma reverência especialíssima ao mestre e conterrâneo de ambos.
A abertura da noite será com a banda Tamaravilhoso e convidados. A edição 2023 do TAMAR Cultural acontece via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Braskem e da Unigel, realização da Trevo Produções, Projeto Tamar, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
Exposição - Entre as atrações de setembro do TAMAR Cultural, também será destaque o artista paulistano Eduardo Srur que trará pela primeira vez à Bahia a exposição “A Arte Salva”, uma instalação composta, entre outros elementos, por redes de pesca fantasma coletadas do mar, que representam hoje uma das maiores ameaças à vida das tartarugas marinhas no Brasil. A mostra será aberta no dia 21 de setembro, no Centro de Visitantes de Praia do Forte, e vai até 22 de outubro.
Oficinas- Nos dias 15 e 16 de setembro, o público poderá participar gratuitamente de oficinas de arte-educação, enquanto estudantes de escolas públicas da região mais uma vez serão contemplados com uma oficina de musicalização feita a partir de materiais recicláveis. Já nos dias 22 e 23, o artista Eduardo Srur conduzirá oficinas abertas ao público de técnicas criativas de aproveitamento de plástico, que ensinam a produzir múltiplos de plástico reciclável em forma de pequenas bóias de salvamento que ficarão de lembrança para os participantes.
A edição de 2023 é a terceira do Tamar Cultural e teve início no mês de maio quando, além das oficinas artísticas e musicais, o Centro de Visitantes do Projeto Tamar teve casa lotada para o show do projeto Brazil Afro Symphonic com Armandinho Macêdo, Olodum e Maestro Yacoce Simões.
TAMAR CULTURAL / Setembro
Data: 15 a 23 de setembro
Local: Centro de Visitantes do Projeto Tamar - Praia do Forte/Mata de São João-
Oficinas:
15/09 - Oficina de musicalização com materiais recicláveis. P/ estudantes escolas públicas
16/09 - Oficina de arte-educação. Abertas ao público
Shows:
16/09 – Dudu Lima convida Wagner Tiso
Show de abertura: Banda Tamaravilhoso e convidados
Ingressos: R$ 40 e R$ 20
Vendas: Sympla e Bilheteria do Tamar
Exposição
21/09 a 22/10 – Instalação “A Arte Salva” – Eduardo Srur
22 e 23/09 – 15h às 16h - Oficinas artísticas “A Arte Salva” – Abertas ao público