Cinema / Música

Marcelo D2 lança o filme IBORU, que sejam ouvidas nossas súplicas

Obra estreia no canal oficial do artista no Youtube

Foto: Ilustra Black
IBORU, que sejam ouvidas nossas súplicas

O que aconteceria se Clementina de Jesus, João da Baiana e Pixinguinha se encontrassem há exatos 100 anos, ainda jovens, para discutir o futuro do samba? É desta premissa que surge “IBORU, que sejam ouvidas as nossas súplicas”, curta-metragem fictício que será lançado em 30 de agosto, no canal oficial de Marcelo D2 no Youtube. A obra convida o espectador a mergulhar na narrativa audiovisual do novo samba tradicional de Marcelo D2, e integra o projeto IBORU, inaugurado com o lançamento do mais recente álbum do artista. 

Honrar o passado, celebrar o presente e construir o futuro: esses são alguns dos objetivos do filme, roteirizado por Marcelo D2 e codirigido com Luiza Machado, que também assina a direção do projeto. O curta-metragem é uma realização da PUPILA DILATADA - produtora do casal - em conjunto com a Elemess.

Em uma conversa imaginada por D2, Clementina de Jesus, João da Baiana e Pixinguinha estão na cozinha de Clementina falando sobre o saClique acima e para conferir o trailer de IBORU mba e seus caminhos. Pixinguinha, que ganha vida pelo ator Lucas Prado, é sonhador e quer levar o samba a novos lugares. Enquanto Clementina, interpretada por Pamela Aguiar, e João da Baiana, representado por Fernando Rubro, são mais céticos e desconfiam se é de fato possível que o samba atinja novos patamares. Os diálogos acontecem durante a feitura do almoço e são intercalados com cenas de muita arte e celebração da cultura popular brasileira.

Numa linguagem contemporânea, a trama permeia um passado de 1923 com uma liberdade poética que muito se confunde com o presente. O intuito é justamente esse: conectar passado, futuro e presente, através de elementos estéticos, de linguagem e narrativa, que desaguam em uma reflexão sobre como os desafios de hoje não são tão diferentes dos enfrentados há 100 anos.

Movimento IBORU contempla filme que dialoga com álbum em obra multiplataforma

A exemplo do disco homônimo, lançado em junho deste ano e aclamado pelo público e crítica, o filme integra o multiverso criativo do artista, que reúne samba, rap, cinema, artes plásticas, dança, ancestralidade e fé.

Assim como o álbum, o filme "IBORU, que sejam ouvidas nossas súplicas" é, portanto, um manifesto da renovação do compromisso de Marcelo D2 com a cultura popular. Um ponto de partida que, paradoxalmente, emerge da tradição e abre caminho para o novo, construído com o mesmo rigor e paixão que caracterizam a trajetória do artista.
 

Marcelo D2 e Luiza Machado nos bastidores da gravação - foto Wilmore Oliveira/@youknowmyface

Ficha técnica

Créditos
 

Direção

Luiza Machado

Marcelo D2
 

Diretora assistente

Prix Clementino
 

Roteiro

Marcelo D2

 

Co roteirista

Luiza Machado

 

Produção

Júlia Tonon

 

Produção de projeto

Luiza Machado

Marcelo D2

Marcus Vinicius Dos Santos

 

Direção de produção

Tarcila Villa

 

Direção de fotografia

Roberto Riva

 

Montagem

Cauã Csik

 

Direção de arte

Lucas Fidelis

 

Figurino elenco principal

Maika Mano

 

Figurino elenco apoio

Tamara Salazar

 

Maquiagem

Simone Souza

 

Trilha sonora

Pedro Garcia

Marcelo D2

 

Casting

Juliana Azevedo

 

Clementina de Jesus

Pamela Aguiar

 

João da Baiana

Fernando Rubro

 

Pixinguinha

Lucas Prado
 

Revolucionária

Aisha Bikila
 

Ogum

Fabio Rafael Fonseca

 

Iansã

Marie Love

 

Músico

Francisco João Vieira
 

Escritora

Gabriela dos Santos

 

Skatista

Feijas
 

Zé Pilintra

Hodari
 

Pop&Lock e figuras populares

Kinho
 

Projeto - “IBORU”

Produção: Pupila Dilatada
Realização: Pupila Dilata e Elemess
Management: Elemess
Distribuição: Altafonte