Televisão

Caminhos da Reportagem revela aumento da violência contra idosos 

Produção da TV Brasil mostra tendência de alta na ocorrência de casos  

Foto: Divulgacao TV Brasil
Caminhos_da_Reportagem_

No ano em que o Estatuto do Idoso completa duas décadas, o programa Caminhos da Reportagem denuncia o crescimento do número de casos de violência contra idosos no país. A TV Brasil apresenta a edição inédita "Respeitem os meus cabelos brancos", que aborda o envelhecimento dos brasileiros e investiga as diversas violências sofridas por essa parcela da população, neste domingo (27), às 22h.  

A produção jornalística da emissora pública acompanha pessoas da terceira idade e consulta especialistas no assunto. A proposta é fomentar a reflexão sobre a necessidade de se olhar com mais atenção e amorosidade para os idosos, grupo que está cada vez maior na pirâmide social do país. O conteúdo da matéria especial também fica disponível no app TV Brasil Play. 

Avanços nas leis e desafios no cotidiano 

Em outubro de 2023, o Estatuto do Idoso completa 20 anos. Nessas duas décadas, o Brasil teve avanços em relação aos direitos dos idosos, como a prioridade no atendimento na fila do supermercado, do banco e em transportes públicos, além das vagas prioritárias para estacionar. Foi a primeira legislação que, de fato, passou a regular os direitos dos idosos. No entanto, ainda há muito o que fazer. 

  Alexandre Kalache, gerontólogo e presidente do Centro Internacional da Longevidade, alerta que o país não está preparado para o rápido envelhecimento observado em território nacional. Ele ressalta que, hoje em dia, o Brasil tem em torno de 15% da população com mais de 60 anos. 

De acordo com o especialista, a projeção é que em 2050 mais de 30% dos brasileiros estejam nessa faixa-etária. "Nós vamos sair de uma população de cerca de 33 milhões para, daqui 27 anos, nós termos 68 milhões de pessoas idosas", pontua Kalache.  

Monize Marques, juíza e coordenadora da Central Judicial do Idoso do TJDFT (CJI - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), afirma que o país precisa de políticas públicas fortes para lidar com os desafios que se apresentarão. "O Brasil ainda não está preparado para circunstâncias que o envelhecimento traz, não somente no contexto doméstico, mas também no contexto social", defende. 

A magistrada destaca a demanda de mercado de trabalho para pessoas idosas, bem como programas específicos de saúde para que os hospitais tenham condições de oferecer maior dignidade e proteção. Monize Marques ainda aborda as necessidades associadas à assistência social e a instituições de longa permanência. "São diversas circunstâncias que envolvem o envelhecimento e que exigem do Estado uma política pública bastante consistente", pondera. 

Agressões dentro de casa e padrão de vítima 

 O Caminhos da Reportagem ainda aborda outro desafio sério para esse grupo de brasileiros. O programa joga luz sobre uma questão dramática: a violência contra os idosos. Dados da CJI mostram que a maior parte das violências é perpetrada por familiares próximos.  

A juíza Monize Marques afirma que existe uma vítima padrão. "Uma mulher idosa que tem entre 60 e 69 anos e sofre violência por parte dos seus filhos. No âmbito da Central Judicial do Idoso, os dados revelam que 66% das violências são praticadas por filhos", explica a magistrada. 

O psicólogo Demétrius França comenta as dificuldades que os idosos enfrentam para denunciar. "Se você é o cuidador primário daquela pessoa, ela reconhece isso e ela sente uma necessidade de lealdade com você", pontua o doutor em Psicologia Clínica. 

O especialista diz que os idosos encaram um dilema. "A gente fica entre a cruz e a espada. Porque se o seu cuidador é a pessoa que de alguma forma te maltrata, te agride ou abusa de você financeiramente... Como se defender dessa pessoa?", questiona Demétrius França. 

 

Ficha técnica 

Reportagem: Marieta Cazarré 

Apoio à reportagem: Aline Beckstein  

Produção: Tiago Bittencourt e Marieta Cazarré 

Repórter Cinematográfico: Sigmar Gonçalves, Rogério Verçoza e André Rodrigo Pacheco 

Apoio à reportagem cinematográfica: Gilvan Alves e Gabriel Penchel  

Auxilio técnico: Alexandre Souza e Marcelo Vasconcelos  

Edição de texto: Marieta Cazarré 

Edição e finalização de imagens: Jerson Portela e Rivaldo Martins 

Artes: Caroline Ramos e Alex Sakata 

 

O programa  

Produção semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos. 

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta. 

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública. 

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalístico. 

Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada para segunda-feira, às 3h. A produção disponibiliza as matérias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://tvbrasilplay.com.br. 

  

Caminhos da Reportagem – domingo, dia 27/8, às 22h, na TV Brasil 

Caminhos da Reportagem – domingo, dia 27/8, para segunda-feira, dia 28/8, às 3h, na TV Brasil 

 

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br 

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil 

Twitter – https://twitter.com/TVBrasil 

Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil 

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil 

TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil 

TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br