O Teatro Jorge Amado será ponto de encontro para os apreciadores de música orquestral no Concerto do violinista italiano Giuseppe Gibboni.
Ele estará ao lado do pianista brasileiro Estefan Iatcekiw.
O público poderá conferir a apresentação gratuitamente, nesta terça-feira (22 de agosto), às 20h.
Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 19h, até a lotação do espaço. A capacidade máxima do TJA é de 418 lugares.
A programação da noite inclui compositores renomados da música clássica: de Johannes Brahms, o programa traz "Sonata n.3 in re minore per violino e pianoforte, op. 108"; do italiano Niccolò Paganini, o repertório apresenta "Tre Capricci per violino solo" e 'La Campanella' per violino e pianoforte; de Giuseppe Tartini, a noite musical contará com "Sonata per violino e basso continuo 'Il trillo del Diavolo'; já de Chopin, a composição executada será "Ballade N.4. Op. 52 in F minor".
Descrito pelo jornal italiano "La Repubblica" como "um talento extraordinário", Gibboni conquistou o júri e o público do "Concurso de Violino Paganini", realizado em outubro de 2021, em Gênova (Itália). Ele foi o primeiro italiano, em 24 anos, a ganhar o prêmio geral, além do prêmio de escolha do público e o prêmio especial para melhor interpretação dos Capriccios e do Concerto para Violino de Niccolò Paganini.
Giuseppe Gibboni chega a Salvador depois já ter feito apresentações de concertos para violino de Tchaikovsky com a Orchestra dell'Accademia Nazionale di Santa Cecilia (Orquestra de Santa Cecília), sediada em Roma, sob a direção de Lorenzo Viotti. Além disso, tocou ao lado da guitarrista clássica Carlotta Dali, no Palácio Quirinal, convidado pelo presidente Sergio Mattarela. O concerto foi transmitido ao vivo por uma emissora de rádio italiana.
O violinista apresentou-se como solista em vários teatros e salas de prestígio em Beirute, Moscou, Milão, Bruxelas, Nápoles, Salerno, Florença, dentre outros. Em novembro de 2016, participou de um programa televisivo da RAI 1, em colaboração com a UNICEF: "Prodigi - La Musica è Vita", ganhando a competição e recebeu a nomeação de "Prodígio Italiano". Ainda pelo jornal "La Repubblica", possui "uma inteligência interpretativa de primeira, um 'cantabile' completo e é capaz de múltiplas nuances dinâmicas".
Já o jovem pianista de 19 anos, Estefan Iatcekiw, é um dos nomes promissores do cenário pianístico do Brasil. O curitibano já foi premiado com o 1º lugar no IV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianists na Alemanha, além do prêmio de melhor interpretação da obra de S. Rachamaninov. Com apenas 15 anos, foi um dos primeiros estudantes com esta idade a ser aceito no renomado Conservatório de Moscou Tchaikovsky, na classe de bacharelado em piano, tendo como orientador e professor Sergey Kuznetsov.
Incluindo Salvador na lista de palcos pelos quais passou, Iatcekiw já se apresentou em salas ao redor do país e do mundo, como o Great Hall of Moscow State Tchaikovsky Conservatory, Scriabin Museum Moscow, Sala São Paulo (SP), Capela Santa Maria (PR), Teatro Juarez Machado (SC), Theatro da Paz (PA), Teatro Goiânia (GO), entre outros.
Programa:
-- J. Brahms: Sonata n.3 in re minore per violino e pianoforte, op. 108
-- N. Paganini: Tre Capricci per violino solo
-- G. Tartini: Sonata per violino e basso continuo "Il trillo del Diavolo"
-- Chopin: Ballade N.4. Op. 52 in F minor
-- N. Paganini: "La Campanella" per violino e pianoforte;
Anote
Concerto do violinista Giuseppe Gibboni e do pianista Estefan Iatcekiw
Data: 22 de agosto (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Jorge Amado (Av. Manoel Dias da Silva, 2177 – Pituba)
Entrada Gratuita: distribuição de ingressos por ordem de chegada, a partir das 19h
Lotação do espaço: 418 lugares