O Teatro Vila Velha segue em programação intensa do seu ciclo de celebração Vila59, neste mês de agosto, com o projeto “Vila Lê”, que reúne obras inéditas de experientes, talentosos e premiadas dramaturgas e dramaturgos baianos, como Mônica Santana, Gildon Oliveira, Luciana Comin e Paulo Henrique Alcântara.
Esta semana é a vez da leitura dramática de “Céu de Maracangalha”, de Gildon Oliveira, com direção de Chica Carelli. No elenco, Caco Monteiro, Edvana Carvalho, Danilo Cairo, Rita Santana, Michel Santana, Ana Paula Borges e atores da Universidade Livre do Vila. A próxima sessão é esta quarta-feira (23/08), às 19h, com acesso gratuito.
“Céu de Maracangalha” se baseia em fatos reais, ao abordar um desastre ocorrido no dia 11 de março de 2007, quando um bimotor carregado de 5,5 milhões de reais caiu em uma fazenda nos arredores do distrito de Maracangalha, matando 4 pessoas. Em poucas horas, a notícia do avião carregado de dinheiro se espalhou. Quando a polícia chegou ao local, a maior parte do dinheiro já havia sumido.
“Uma notícia como essa é capaz de despertar a curiosidade e mexer com a imaginação das pessoas que se dedicam a escrever ficção. Não foi diferente comigo. No entanto, ao acompanhar os desdobramentos reais dessa história, fui levada para lugares muito mais sombrios do que minha imaginação poderia alcançar.
O que parecia, em princípio, um milagre para os moradores desse distrito pobre (dinheiro caindo do céu!), se tornou um enorme pesadelo. Policiais, forasteiros e criminosos disfarçados de policiais passaram a invadir dia e noite as casas dos moradores. Sequestraram, torturaram e saquearam as casas de pessoas inocentes, numa busca insana pelo dinheiro”, comenta Luciana Comin.
A autora fala ainda do seu processo criativo e de como se inspirou para a construção das personagens: “O texto teatral “Céu de Maracangalha” é resultado de uma pesquisa sobre as notícias de jornais que cobriram a queda do avião e os acontecimentos que a sucederam. Alguns personagens foram inspirados em pessoas reais. Algumas situações também. A trama ficcional criada a partir da pesquisa pretende reforçar a dimensão trágica desse acontecimento, principalmente na vida dos cidadãos mais vulneráveis, invisíveis socialmente. Aqueles que não conseguem se proteger”, antecipa Comin.
Com patrocínio da Prefeitura de Salvador, a série de leituras dramáticas traz a cada semana elencos e diretores diversos, a exemplo de Chica Carelli, Hyago Matos, Márcio Meirelles - que assina a curadoria e supervisão geral - e, esta semana, Mirian Fonseca. Toda quarta, o público tem a oportunidade de conhecer textos de diferentes estilos, temas e gêneros. A série teve início no dia 09/08, com a peça “Os Dias Felizes de Celina Bonsucesso” (Paulo Henrique Alcântara) e segue até o dia 30/08, quando se encerra com a peça “Uma Leitura dos Búzios”.
O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Confira aqui as demais sessões da programação:
Dia 23/08/2023 - Horário: 19h
“Céu de Maracangalha”
Autora: Luciana Comin
Direção: Chica Carelli
Teatro Vila Velha
Entrada gratuita
Dia 30/08/2023 - Horário: 19h
“Uma Leitura dos Búzios”
Autora: Mônica Santana
Direção: Márcio Meirelles
Teatro Vila Velha
Entrada gratuita