Neste domingo (20), o projeto Vai Chegar, que desde 2018 contribui para a formação cidadã de centenas de crianças do bairro do Engenho Velho da Federação por meio de práticas artísticas, realiza mais uma edição do seu Domingo Artístico. Desta vez, o encontro vai dar samba. O convidado é o cantor, compositor e pesquisador santamarense Roberto Mendes, apoiador do projeto e amigo de longas datas do diretor-presidente do projeto social, Tedy Santana.
A partir das 10 horas, as crianças e jovens do bairro serão convidados a participar da Oficina Samba e Culturas, quando acontecerá uma conversa entre Roberto Mendes, Tedy Santana e Jonas Sacramento, músico, cantor e morador do Engenho Velho da Federação. As origens do samba e suas histórias de territorialidade e heranças serão contadas a partir das vivências desses mestres e, ao fim, demonstradas por uma apresentação musical de Roberto Mendes, acompanhado por seu filho João Mendes no violão, Gustavo Caribé no baixo e Tedy na bateria.
Grande apoiador do projeto desde o início, Roberto Mendes logo aceitou o convite para estar no Engenho Velho da Federação ao lado de Tedy Santana, quem considera como um filho, tocando Chula do Recôncavo e falando sobre a língua portuguesa, as redondilhas lusitanas e a formação dessa nuance do samba. Natural de Santo Amaro da Purificação, Roberto traz para o encontro sua dedicação à chula e ao samba de roda da região do Recôncavo Baiano, que o tornou uma referência e resultou em gravações de dezenas de discos.
“Domingo pela manhã, eu vou estar junto com o João Mendes, meu filho, e o Guto Caribé lá no Vai chegar, cantando junto com os meninos do projeto de Tedy. Para mim, Tedy é como um filho e um ídolo, é o cara que eu tenho um profundo respeito, uma espécie humana em extinção. Agora com setenta anos de idade, eu conheci e conheço poucas pessoas que tenham a nobreza de Tedy Santana e não tenho dúvida que esse projeto é a cara dele, o jeito dele, a alma dele. Eu sou tão fã e apaixonado pelo trabalho que ele desenvolve e pelo músico que ele é, que é impossível esse projeto não dar certo e eu não estar dentro dele, até pela nossa relação de amizade e de afeto”, relata o cantor.
“Meu grande amigo, parceiro, tio, pai, Roberto Mendes é uma pessoa muito especial na minha vida, eu já acompanho o seu trabalho há mais de uma década e faço parte também do grupo de pesquisa dele. A música de Roberto, a tradução que ele faz do samba do Recôncavo, é inspiradora. Roberto para mim é um dos grandes artistas da nossa terra e padrinho do Vai Chegar, ele esteve sempre presente, dando força, e vai estar nesse Domingo Artístico cantando para a gente, trazendo toda a sua arte e sua musicalidade pra dividir com todas as crianças”, adianta Tedy.
Tedy Santana, idealizador do projeto
Outro convidado especial é o músico Jonas Sacramento, que possui uma ampla história com a música e com territorialidade. Nascido e criado no Engenho Velho, vai contribuir com suas experiências e falar sobre suas raízes no bairro. Para Tedy Santana, ele representa um importante papel na sua vida como músico, pois foi quem o apresentou à bateria. “Ele prontamente me ensinou os primeiros toques, me deu as primeiras dicas, então é uma pessoa por quem tenho muito respeito e carinho. E essas são coisas que vão sendo passadas, porque exatamente agora tem o neto dele, Bernardo, que faz parte do projeto e veio para aprender bateria comigo”, completa o músico.
O Domingo Artístico é uma experiência aberta para todos e vem proporcionando ao público do bairro um momento de troca de conhecimentos e de diálogo, com bate-papos, interações com artistas, pesquisadores e profissionais da cultura. Promovido sempre no terceiro domingo do mês, a atividade foi iniciada em abril, quando também passaram a acontecer oficinas semanais de Prática Rítmica, Investigação Musical, Dança, Prática Vocal, Teatro, Música Eletroacústica e Criação de Vídeos.
O projeto Vai Chegar é uma realização da Associação Oficina das Artes em parceria com a Multi Planejamento Cultural. Em 2023, recebe patrocínio da Neoenergia Coelba e do Instituto Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. As ações semanais estão em andamento e irão até o mês de novembro, incluindo as sessões mensais de Cineclube e do Domingo Artístico.
“Esse é um ano muito especial, porque o projeto está tomando corpo. Na verdade, foram muitos anos plantando sementes no cotidiano, semeando artes, vontade de crer, vontade de perceber o mundo em todas suas possibilidades e transformações possíveis. Estamos, desde sempre, colhendo o sorriso das crianças, e neste ano, a equipe se tornou maior e com mais competência, para dar mais sustentabilidade ao projeto”, comemora Tedy.
Domingo Artístico – Projeto Vai Chegar 2023
Tema: Samba e Culturas - Encontro com apresentação musical Roberto Mendes
Convidados: Roberto Mendes, João Mendes, Gustavo Caribé e Jonas Sacramento
Data: 20 de agosto
Horário: 10h
Proposta: Diálogo entre o samba do Recôncavo baiano e o samba do Engenho Velho da Federação, através de um bate-papo aberto ao público entre os músicos Roberto Mendes, Tedy Santana e Jonas Sacramento. O encontro contará com uma apresentação musical de Roberto Mendes, acompanhado por João Mendes (violão), Gustavo Caribé (baixo) e Tedy Santana (bateria).