Nunca é demais lembrar das dicas para que segurados, aposentados e pensionistas não caiam em golpes financeiros. Entre as iscas está uma ligação em nome do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - que não é verdadeira -, pedindo documentos, confirmação de número de documentos e até foto para tentar burlar a biometria facial. Nenhum desses pedidos é feito pelo INSS.
Desconfie de "facilidades", como por exemplo: uma pessoa liga oferecendo empréstimo consignado a taxas muito baixas - hoje o teto está em 1,97%, mas algumas instituições chegam a oferecer juro mais baixo. Ou afirma que o segurado tem direito a pagamento de atrasados, mas para receber tem que fazer um depósito em uma conta bancária. Ambos são golpe. Cuidado!
Na lista abaixo seguem algumas recomendações:
-- O INSS não liga ou envia e-mail para os segurados para pedir documentos, fotos, biometria, senhas bancárias ou informações pessoais. Cuidado, pode ser golpe!
-- Recebeu mensagem por aplicativo de alguém se dizendo servidor do INSS? Bloqueie. O instituto não faz esse tipo de contato.
-- O INSS somente entra em contato com os segurados nos casos de: remarcação de atendimento, concessão/negativa de benefício, comparecimento à Agência da Previdência Social (APS), e para cumprimento de exigência. Mesmo assim, o servidor informa os dados, não pede ao segurado.
-- Na saída do banco tenha cuidado com abordagem de terceiros com oferta de crédito fácil. Pode ser golpe.
Evite intermediários
-- Todo serviço do INSS pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, que utiliza a plataforma Gov.br. Caso apareça outro "atalho" pela internet, desconfie.
-- Não forneça nome completo, CPF, cópia de documentos, comprovante de renda ou de endereço para desconhecidos. Seus dados são valiosos e em mãos erradas pode causar dor de cabeça.
-- O INSS não utiliza intermediários para concessão de benefícios ou pede depósito adiantado para liberação de recursos financeiros.
-- Basicamente, todos os serviços podem ser feitos pelo próprio cidadão no site ou aplicativo Meu INSS (meu.inss.gov.br).
E se cair em um golpe?
-- Se desconfiar que foi vítima de golpistas acesse o extrato de benefício para conferir os descontos. O acesso pode ser realizado pelo site do INSS (meu.inss.gov.br). Basta acessar “serviços” e em seguida “Extrato de pagamento de benefícios”.
-- Se descobrir desconto não autorizado questione a instituição financeira responsável, anote os protocolos de atendimento (nome do atendente, dia e hora da ligação), e peça o cancelamento do contrato, a suspensão dos descontos e o estorno das parcelas pagas.
-- Caso o aposentado, pensionista ou segurado perceba que foi feito um crédito de dinheiro não solicitado na conta corrente ou poupança: faça contato com o banco e questione quem depositou o valor. Se for um empréstimo consignado não solicitado, informe à instituição responsável pelo contrato e peça o cancelamento e devolução do valor. Cuidado: fraudadores criam sites falsos bancos para receber estes valores.
-- Por fim, faça registro de ocorrência policial, informando que fraudadores estão utilizando seu nome e seus documentos para a realização de empréstimo consignado fraudulento. Ou registre uma reclamação do site www.consumidor.gov.br.