Brasil

Encontro Nacional de Bambas reúne capoeiristas de todo o País

A proposta do evento é mostrar a capoeira como arte

Foto: Luan Almeida | Divulgação
A proposta do evento é mostrar a capoeira como arte

O Rio de Janeiro receberá a 6ª edição do Encontro Nacional de Bambas, entre os dias 8 a 16 de julho. Serão 9 dias de programação gratuita que levará a capoeira para ocupações em museus, teatros, entre outros espaços culturais, com rodas de capoeiras, oficinas, apresentações de dança, desfile de moda com projeto social e shows musicais. 

A iniciativa, é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura, com o capoeirista Mestre Jagunço, que há anos tem realizado ações sociais e sustentáveis, como incentivado capoeiristas, através da A Casa de Bambas, em Cordovil, pretendendo tirar jovens da marginalidade, com arte e capoeira.

A abertura, no sábado (8), será na Vila Olímpica de Sampaio, e contará com importante mostra de capoeira inclusiva, além da apresentação da Banda APAE.

No domingo (9), às 17h, o evento levará uma Mostra Musical para a Sala Baden Powell em Copacabana.

Haverá desfile de moda com o Programa Moda em Alta, que apoia mulheres a entrar no mercado de trabalho, Banda Unção 23, apresentação circense e de ballet, apresentação de capoeira com o tema “Herança Ancestral de um Brasil Afroindígena, e atração musical com o Mestre de Capoeira Toni Vargas e Monitora Mucama.

Na segunda-feira (10) o encontro será no Teatro Gonzaguinha, no Centro do Rio, e trará aos interessados em aprender sobre música uma animada oficina de musicalidade com o Monitora Mucama, da Bahia.

Na terça-feira (11), os interessados em aprender movimentação, com oficina de dança afro, poderão conhecer mais sobre o estilo de dança, em uma empolgante aula ministrada pelo professor Charles Nelson, Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira – MUHCAB, na Gamboa.

A quarta (12) levará para o Museu de Arte do Rio – MAR, muita capoeira, com a oficina de Movimentação ministrada pelo Mestre Emílio e Monitora Ary de Curitiba/PR, na oportunidade será possível visitar o museu, imergindo na cultura arquitetônica do espaço.

Ainda no MAR, na quinta-feira (13) receberá a Oficina de Movimentação com o Mestre Sabará e Mestre Kall de Brasília/DF.

Na sexta-feira (14), a programação oferece um Tour pela “Pequena África”, apelido dado pelo sambista Heitor dos Prazeres (1898-1966) à área abrangida pelos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, na zona portuária do Rio de Janeiro.

Na Biblioteca Parque, serão ministradas palestras e oficinas culturais, além da presença do Mestre Jaguara e Mestre Pernalonga de SP, com atrações musicais, encerrando com a já tradicional Roda com Rango do Mestre Ferradura. A Roda traz cultura com inclusão social, propondo uma roda de capoeira com os moradores de Rua da Lapa, que são convidados a jantar com eles.

No sábado (15), o público retorna ao MAR, para apresentações culturais com abertura de Mestre TONHO Matéria de Salvador/BA com a banda percussiva da Arena Cultural Semeando Axé de Duque de Caxias/RJ, formatura de professora e Contramestre e   roda de capoeira, e no encerramento, dia 16, domingo, a roda de capoeira segue para a Arena Cultural Carioca Jovelina Pérola Negra.

A proposta do evento é mostrar a capoeira como arte, envolvendo o Rio de Janeiro inteiro no evento.