Helô Sampaio

Receita de pavê (pra você que se esqueceu do meu aniversário)

Foi no dia 26 de junho e você nem tchuns!

Foto: Arquivo pessoal

Ana (irmã), euzinha e os amigos queridos Fernando Duarte e Sônia Fontes

Isso mesmo, fio, eu sou a aniversariante do dia 26 de junho, junto com Albinha, minha conterrânea, e Gilberto Gil. Só gente boa. He-he. Fazemos aniversário no apagar das fogueiras. E temos que fingir que não vemos a ressaca dos beberrões do São João.

A gente quase nunca pode comemorar adequadamente porque o povo ainda está todo enjoado com os licores e a bebedeira dos festejos. Aí, já sabe como é, né, neguinho, bota uma cervejinha no copo, leva duas horas pra beber, porque o organismo ainda está ‘entojado’ das garapas juninas. Mas estamos sempre lindos, louros, charmosos e felizes, né, Alba Regina?

Vim passar as festas com minha irmã Ana, em Itabuna, e hoje, além da família do meu amado sobrinho Pindoba , teremos a companhia da minha amiga Sônia Fontes, e do boto bonito do Abaeté, Fernando Duarte. São amigos queridos de muitos anos. E eu já dei muito trabalho a Soninha, pois ela era  presidenta da Conder quando eu vim morar em Itapuã e a rua era de ‘terra batida’, aquele chão que mandava poeira pra todo lado.

Que foi que Soninha fez? Conseguiu calçar a rua todinha. E mais, nós pedimos e ela atendeu. E em vez de asfalto, fez o calçamento com paralelepípedo, o que torna a nossa rua mais atraente e permite que possamos efetuar algum reparo quando necessário. Sonia é o anjo da rua Boa Vista, não é, Almir? Amo Soninha pela competência e seriedade. Hoje ela é Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo em Itabuna onde trabalha com a mesma eficiência e tem o respeito da população. Onde ela passa, ela deixa a marca de novas intervenções urbanas importantes que transformam a cidade.

Mas ainda tem muito licor aqui pra gente comemorar o meu aniversário e ficar esperando a chegada do São Pedro, que já está batendo na porta. Esse mês de junho é ótimo para nós, os festeiros, pois tem dia de namorados, de santantoinho, sãojoãzinho, sãopedrinho e até da santa pecadora helozinha lindinha, he-he.

Quando eu trabalhava, eu antecipava todas as tarefas – sempre que possível – para poder prestigiar a data, comendo e bebendo em comemoração ao dia santo. Ainda bem que o estado faz feriado no São João, para podermos queimar a fogueira e beber o licor sem preocupação.

Ah! E eu descobri já aqui, em Itabuna, que tem um licor do Rio do Engenho, de Ilhéus, que é uma maravilha. Aí, já viu,né? É licor de coco, de doce de leite, maracujá, jenipapo, de tudo que é gostoso. Eu visto o biquine e... tchibum, mergulho nos licores, saboreando um por um. É bom demais, véio.

A minha querida amiga Sonia Fontes veio pessoalmente para me dar o abraço de parabéns. E Fernando Duarte, o boto bonito do Abaeté, veio também. Aproveitamos para saborear uma bacalhoada a portuguesa, que minha irmã Ana ensinou à Alaide, que hoje já está uma ‘dotora’ no assunto. A Neguinha Alaíde tem uma mão de ouro, e a comida estava divina. Meus amigos adoraram, eu também.

Foi então que Soninha Fontes já se escalou para preparar a sobremesa do próximo almoço. Ela vai preparar um pavê especial, de paçoca de amendoim. É lógico que eu já pedi a ela a receita para você também preparar no São Pedro e encantar a família. Aventais a postos, vamos para o pavê, que não é só pavê, é pra comer também (é uma rima horrível mas eu gosto, he-he).

Pavê de Paçoca de Amendoim de Sônia Fontes

Ingredientes:

-- 2 caixas de leite condensado
-- 4 colheres de chocolate em pó ou nescau
-- 2 caixas (medida) de leite de vaca
-- 4 ovos
-- 4 colheres (sopa) de açúcar
-- Uma caixa de creme de leite
-- 15 unidades de paçoca
-- 10 unidades de pé-de-moleque.

Modo de preparar:

1 – Camadas de creme com leite condensado: no fogo baixo, adicione numa  panela média as duas caixas de leite condensado, as quatro gemas e as duas caixas de leite, mexendo bem, sem parar, até que vire um creme que solte do fundo da panela; separar em duas porções e, numa delas, acrescentar o chocolate, misturando bem.

2 – Camada de creme de leite: bater as quatro claras em neve, adicionar o açúcar e em seguida o creme de leite. Agora é só montar:

3 – Em um pirex retangular ou oval de aproximadamente 20 cm X 30 cm, colocar o creme de leite condensado, depois as paçoquinhas em farofa, seguidas do creme de leite condensado com chocolate, finalizando com o creme de leite com as claras colocando por último o pé-de-moleque em pedaços como enfeite.

Aí, fio, é só saborear agradecendo a todos os santinhos juninos e a Soninha pela dica deliciosa.

Beijins carinhosos para todos e um feliz São Pedrinho para todos. Xerim.