“A criança mais velha do mundo” é o sexto espetáculo do premiado grupo de teatro Banda Mirim. Com texto de Marcelo Romagnoli, teve estreia em 2011 no Sesc Consolação, em São Paulo, contando com Cláudia Missura na direção e artistas convidados: Luciana Paes e Thiago Amaral atuando no elenco, além de Cláudia Dorei na trilha sonora ao vivo.
A história - “A criança mais velha do mundo” é uma fábula musical que brinca com as dimensões do tempo – ontem, hoje, amanhã. Com projeções e música ao vivo, conta a história de Magnólia, uma menina de 6 anos que sai de viagem com o pai rumo ao aniversário da prima, fora da cidade. Enquanto isso uma senhora também está se arrumando para a festa dos 90 anos de sua melhor amiga. O cruzamento das duas histórias revela o enigma que é o tempo na vida de todo mundo.
O Ttempo da infãncia - "A criança mais velha do mundo” pretende discutir alguns aspectos da formação da infância e no entendimento dos pequenos sobre o tempo, além de “filosofar” sobre as dimensões em relação a acontecimentos do passado, presente e futuro. A principal característica do desenvolvimento da inteligência na criança é a curiosidade.
Ela fica mais perguntadora, percebe as mudanças ao seu redor e quer saber por que elas acontecem. Mas a noção temporal nessa idade ainda é muito rudimentar. A compreensão do ontem e amanhã passa a se desenvolver depois dos 5 anos, quando a criança tem noções mais claras de tempo e espaço. O espetáculo, com sua forma fabular, trata com as noções de agora, ontem, hoje, amanhã, antes, depois, noite, dia, novo, velho, com humor e música, buscando a delicadeza e apoiando-se na força poética que só o teatro pode oferecer.
Banda Mirim
Especialista em criar espetáculos que mesclam teatro, música e circo para infância e juventude, a Banda Mirim é um premiado grupo com sede na capital paulista, composto por 12 artistas de diferentes áreas – entre atores, músicos, cantores e artistas circenses –, que há 18 anos destaca-se no cenário nacional com seus musicais multidisciplinares, traduzindo em poesia o universo infanto-juvenil.
Em sua trajetória, realizou nove montagens, quatro CDs, três livros, cinco DVDs, três especiais para televisão, três revistas, dois documentários, uma web série com cinco episódios, uma série em jornal, podcast, oficinas audiovisuais de música e teatro e algumas Mostras de Repertório, contabilizando mais de 250 mil espectadores e conquistando excelentes críticas em apresentações concorridas por todo o país. Entre os 29 prêmios recebidos, estão seis troféus da APCA, quatro da FEMSA e o Prêmio Governador do Estado de São Paulo.
Texto - Marcelo Romagnoli.
Co-direção - Cláudia Missura e Marcelo Romagnoli.
Direção musical - Tata Fernandes
Elenco - Alexandre Faria, Cláudia Missura e Tata Fernandes.
Músicas originais - Marcelo Romagnoli, Tata Fernandes, Valentina e Zoe D´orey.
Cenário e luz - Marisa Bentivegna.
Figurinos - Chris Aizner.
Animações e vídeo-cenário - Anaisa Franco e Fernando Fraiha.
Produção executiva - Andrea Pedro.
Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.?
Belenzinho – São Paulo (SP)?
Telefone: (11) 2076-9700?
Estacionamento?
De terça a sábado, das 9h às 22h. Domingos e feriados, das 9h às 20h.?
Valores: Credenciados plenos do Sesc: R? 5,50 a primeira hora e R? 2,00 por hora adicional. Não credenciados no Sesc: R? 12,00 a primeira hora e R? 3,00 por hora adicional.?
?Transporte Público?
Metro Belém (550m) | Estação Tatuapé (1400m)?
?