Carnaval / Cidade

Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas tem Bell e Carlinhos Brown

A concentração está prevista para as 9h

Foto: Gilberto Jr.
Bell Marques puxa o Bloco Camaleão

O prefeito Bruno Reis anunciou nesta terça-feira (21 de fevereiro) que o tradicional Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas terá apresentações de Léo Santana, Carlinhos Brown, Bell Marques e Danniel Vieira para fechar o Carnaval de Salvador.

A concentração está prevista para as 9h, com saída às 10h da Barra no sentido Ondina. 

“Vamos ter um super arrastão na Quarta de Cinzas com Léo Santana, Carlinhos Brown, Bell e Danniel Vieira. Será a celebração do maior Carnaval de todos os tempos! Além disso, anota aí: em 2024 já temos a pipoca de Ivete garantida no Campo Grande”, anunciou o prefeito. 

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa sobre o balanço do penúltimo dia do Carnaval, realizada na Sala de Imprensa no Campo Grande. Ele comemorou o sucesso da festa até aqui e ressaltou a grande extensa de atrações para esta terca-feira (21) no Campo Grande. 

O Arrastão celebra o fechamento do Carnaval de Salvador, que voltou em 2023 após dois anos. Até o final, a folia na capital baiana terá mais de 1.000 atrações nos sete circuitos, bairros e palcos temáticos montados em toda a cidade pela Prefeitura.

Serão mais de 2.600 horas de música entre a última quinta-feira (16) e esta terça-feira (21).

No Circuito Barra/Ondina

O maior Carnaval do mundo chega ao fim em grande estilo nesta terça-feira (21) no circuito Dodô (Barra/Ondina), com grandes estrelas da música baiana fazendo a alegria dos foliões e foliãs. No total, estão previstas 26 apresentações.

A programação começa por volta das 15h30, com o microtrio Ivan Huol. A primeira grande atração está prevista para as 16h, quando Bell Marques vai mais uma vez arrastar o tradicional bloco Camaleão com hits históricos. A terça na Barra/Ondina ainda terá Claudia Leitte no bloco Largadinho.

Entre as atrações pipoca estão o gigante Leo Santana, a banda Timbalada, o pai da axé music Luiz Caldas, o trio de Armandinho, Dodô e Osmar, o pagodão de A Dama e de La Fúria, o colorido de Alinne Rosa e os hits de Escandurras, entre outras grandes atrações.

No Circuito Osmar

O encerramento oficial do Carnaval no circuito Osmar (Campo Grande), nesta terça-feira (21), vai contar com a apresentação de grandes artistas da axé music, que vão fazer a alegria do folião pipoca pelas ruas do Centro de Salvador.

O último dia oficial de festa na Avenida terá Olodum, Mudei de Nome Durval Lelys, Saulo, Psirico, Daniela Mercury, Léo Santana, Carlinhos Brown, Xanddy Harmonia, Gerônimo, Orquestra Rumpilezz e Ilê Aiyê desfilando sem cordas na despedida da folia.

Além deles, nomes como La Furia, Lincoln, Parangolé, Muzenza, Alexandre Peixe também vão se apresentar na Avenida. Esse presente ao folião é mais um sinal da valorização do circuito mais tradicional da folia, em um ano cheio de simbolismos, como o retorno do Carnaval, o primeiro sem o artista que deu o primeiro passo ao cantar pela primeira vez em cima de um trio elétrico: Morais Moreira, que faleceu em 2020.

Além disso, é também o ano do centenário de Osmar Macedo, pioneiro da folia soteropolitana e um dos inventores do Trio Elétrico.

A passagem do Olodum no Campo Grande
Foto: Alfredo Filho

Um dos destaques do dia foi a banda do Olodum, também desfilando sem cordas. A agremiação, com sua levada de samba-reggae, agitou a multidão que acompanhou em coro os principais sucessos do grupo, a exemplo de  "Avisa Lá". A apresentação, inclusive, teve direito a duas participações especiais: os ex-cantores Mateus Vidal e Narcizinho foram convidados para compor a ala de canto do bloco e da pipoca. 

Para Mateus, que atualmente mora no Canadá, a emoção de estar de volta é imensa. "Uma emoção grande, depois de dois anos sem Carnaval, poder cantar com o Olodum, depois dessa mudança radical na minha vida, numa outra cultura, clima diferente. Fiquei emocionado e radiante com o convite. É uma homenagem poder participar aqui, relembrando os velhos tempos. Está sendo fantástico rever meu povo e matar a saudade, aproveitando o calor humano e o calor soteropolitano".  

O cantor Narcizinho também voltou nesta terça, depois de 12 anos de parceria. "O Olodum é minha vida, meu coração. Estar no Carnaval de Salvado, relembrando nossa união tão duradoura, é lindo". 

Tema - Em 2023, o Olodum apresentou no Carnaval o tema “Tambores: A Batida do Coração – Caminhos da Eternidade”, que vem com um resgate da história da utilização dos instrumentos percussivos, com foco nos tambores de Ghana e cultura dos povos Ashanti. 

O desfile também homenageou mulheres e homens percussionistas, evidenciando a importância dos tambores, da conexão entre ancestralidade e expressão da subjetividade, e do Pelourinho como espaço sagrado do coração do Olodum.