Nesta quinta-feira (29), às 14h, após um investimento de R$ 7,5 milhões, a nova Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), que fica localizada na Avenida Sete de Setembro, será reaberta. Contemplada com salas multiuso, setor de empréstimo, periódicos, de estudo, pesquisa e infantil, videoteca e auditório. O pátio externo conta com um espaço de convivência para realização de atividades culturais e educativas, além de abrigar um café.
Com recursos oriundos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDDD) do Ministério da Justiça, foi realizado na BAT uma requalificação corretiva, sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tendo a unidade sido entregue à Fundação Pedro Calmon, no início deste mês.
Foram realizados a implantação de sistema de climatização, acessibilidade, instalações elétricas e hidráulicas, de combate a incêndio, além de novas áreas técnicas e administrativas.
O diretor-geral da FPC, Zulu Araújo, destaca a importância da manutenção destes equipamentos culturais para a sociedade. “Hoje as bibliotecas não são apenas um espaço de guardar livros, são espaços de trocas culturais, de experiências entre várias gerações e classes sociais. Requalificar estes espaços é um dever do Estado e um direito do cidadão”.
Novo site da Biblioteca Virtual
Um site com muito conteúdo moderno e acessível sobre estudos de gênero, raça, memória, quilombolas, indígenas e muito mais. Esse é o cartaz de apresentação do novo site da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP), carinhosamente apelidado de BV, que será lançado também nesta quinta.
Fundada em 2011, a Biblioteca Virtual 2 de Julho foi criada como forma de difundir nas redes a História da Bahia. O novo site foi desenvolvido através de recursos do Convênio Federal 875016/2018 do Ministério do Turismo do Governo Federal.
Para a Diretora do SEBP, Tamires Conceição, essas entregas demonstram o comprometimento da FPC com a sociedade. “A FPC empenhou esforços para o fortalecimento dessas entregas e elaborou junto com as Diretorias das bibliotecas, projetos que impulsionarão o uso desses equipamentos culturais para atender cada vez melhor as necessidades informacionais dos leitores”.