A Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC-BA) enviou uma carta ao governador eleito Jerônimo Rodrigues onde sugere, através de uma lista tríplice, o nome de três artistas com comprovada experiência em gestão cultural, para ocupar a Secretaria de Cultura do Estado, como secretário(a) da pasta. São eles: Maria Marighella, gestora cultural e vereadora de Salvador pelo Partido dos Trabalhadores, Orlando Senna, gestor cultural, ex-diretor geral da TV Brasil/EBC e ex-diretor do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza e Pola Ribeiro, gestor cultural, ex-diretor Geral do Irdeb e ex-Secretário Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura. Confira abaixo a carta na íntegra.
Excelentíssimo. Sr.
Governador Eleito / BA
Jerônimo Rodrigues
A Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC-BA) vem, através desta, expressar que:
Considerando que no momento histórico em que a Bahia avança com a eleição de um líder com ascendência dos povos originários, as oportunidades se apresentam para cada vez mais nosso Estado se integrar ao Brasil e ao mundo com a pujante e inigualável força e diversidade cultural, segmento este de grande impacto econômico no PIB baiano, como múltipla indústria criativa;
Com a esperançosa reconstrução do Ministério da Cultura, por Margareth Menezes, baiana tão representativa, se aponta e confirma os sinais de que a Secretaria de Cultura exige um alinhamento de avanço e renovação;
Estando nós cientes da sensibilidade do Excelentíssimo Senhor Governador para nossa cultura e artes, é com grande ausculta democrática que apresentamos a seguinte lista tríplice de personalidades comprovadamente competentes no setor, como sugestão da nossa entidade representativa, a Associação de Produtores e Cineastas da Bahia – APC/BA, para que a Secretaria de Cultura se renove e avance em diálogo e realização.
Nomes:
1) Maria Marighella - Gestora cultural e vereadora de Salvador pelo Partido dos Trabalhadores. Sua candidatura foi fundada junto à ManifestA ColetivA, movimentação cidadã de ocupação da política institucional que defende “uma outra cultura política em Salvador”. Filiou-se ao PT em fevereiro de 2020. Ex-coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), além de ex-diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Feminista e antirracista. Tem a defesa dos Direitos Humanos e a luta por Memória, Verdade e Justiça como princípios inegociáveis da sua vida.
2) Orlando Senna - Gestor cultural. Ex-diretor geral da TV Brasil/EBC. Ex-diretor do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza. Um dos fundadores da Escuela de Cine y Television de San Antônio de Los Baños/Cuba. Ex-secretário do Audiovisual na primeira gestão do presidente Lula.
3) Pola Ribeiro - Gestor cultural. Ex-diretor Geral do Irdeb. Ex-Secretário Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura na gestão da então presidente Dilma Roussef. Atual diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia.
A APC/BA se coloca à disposição do Excelentíssimo Governador e sua nova gestão da Secretaria de Cultura para continuar dialogando em prol da construção, ampliação e sedimentação das políticas públicas de fortalecimento do Audiovisual e da cultura baiana em sua diversidade e pluralidade de eixos temáticos e setoriais. Ao passo que desejamos uma gestão exitosa e de constante diálogo e escuta com a classe.