No mês da consciência negra, um casal de artistas pernambucanos, o fotógrafo Sérgio Sergio Figueirêdo e a arte educadora e pedagoga Williany Amaral, vem percorrerendo 5 mil quilômetros entre os estados de Pernambuco e Bahia, executando o Projeto PEBA (Idealizado por Sérgio Figueiredo, Serafim Martinez e Williany Amaral),que leva esse nome em referência a sigla dos dois estados e faz uma conexão entre artistas dessas localidades. O projeto é produzido pelo Grão Fotos através de recursos próprios e conta com apoio de doações realizadas por amigos e pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco e Sindicato dos Professores do Recife (Simpere).
O encerramento do primeiro ano do projeto acontecerá no dia 1º de dezembro, numa parceria com a galeria de arte Casa do Forró e o espaço cultural " O Portal, e será marcado por uma exposição fotográfica com trabalhos de mais de 20 profissionais que retratam a beleza da herança africana presente nos dois Estados, além de uma mesa redonda com o tema: “A influência negra nas sociedades pernambucana e baiana”. Essa mesa redonda terá como mediadores dois dos idealizadores do projeto: Sergio Figueiredo e Serafim Martinez, e as convidadas: Holanda Cavalcanti , fotojornalista, escritora do livro "Ê povo Ê, livro de Retratos dos Negros de Angola-Bahia, e a deputada federal, pedagoga e ativista Marta Rodrigues. Versarão sobre uma análise sobre a lógica colonial que exclui as pessoas negras do seio da sociedade.
Além da exposição de fotografias e mesa redonda, haverá uma oficina de arte-educação com a artista, pedagoga e arte-educadora Williany Amaral, e um show musical com o Nordeste Experimental, projeto do cantor e compositor baiano Serafim Martinez, um dos precursores do afro-rock na Bahia desde os anos 90.
O Projeto PEBA consiste em levar uma exposição multimidia coletiva com o objetivo de fomentar o debate sobre a influência cultural afrodescendente em Pernambuco e na Bahia, bem como a importância da luta no combate ao racismo.
A expedição do Projeto teve início no dia 3 de novembro e irá percorrer comunidades remanescentes de quilombos, assentamentos, feiras livres e praças de pequenos municípios, finalizando em Salvador. No trajeto já estão definidas as comunidades do Caruá, em Gravatá; passando pela quilombola de Águas Claras, em Triunfo; Conceição das Crioulas em Salgueiro; seguindo até a Bahia, pela área rural de Canudos, Vale do Capão, Chapada Diamantina, Santo Amaro, no recôncavo baiano, e finalizando em Salvador. Será praticamente um mês na estrada e o roteiro poderá sofrer alterações no meio do caminho.
Nas localidades visitadas, além da exposição, a produção irá promover oficinas de contação de histórias e de confecção de bonecas Abayomi, ministradas pela arte-educadora Williany Amaral, também idealizadora do PEBA.
Encerramento do Projeto PEBA com:
Exposição Fotográfica
Mesa Redonda
Oficina de Arte-educação
Show musical: Serafim e o Nordeste Experimental (trio) com Toni Dqueiroz (teclados)
E Thiago Ribeiro ( Percuteria)
Data: 1º de dezembro
Horário: das 17 as 21h
Local: Casa do Forró e "O Portal" Espaço Cultural.
Rua do Passo, 29 Santo Antônio