A gota d'água que se faz Oceano. Uma mulher, atriz, mãe e uma vida cheia de sonhos. Emily. Um acidente de carro. A morte. A viagem em correnteza mar é permeada por lembrança de momentos que parecem banais. Este é “Oceano”, longa-metragem com produção baiana da Rainha Cinema Digital, selecionado para participar da Competitiva Baiana do XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontecerá de 03 a 09 de novembro 2022, em Salvador – Bahia, em formato presencial.
Oceano estreia "literalmente" no dia 06 de novembro no Cine Metha - Glauber Rocha (Sala 2), com exibições nesta data e 09 de novembro, pelo XVIII Panorama Coisa de Cinema (https://panorama.coisadecinema.com.br/filme/oceano/). Com direção e roteiro de Bruno Masi, o filme conta com um elenco formado por grandes nomes do teatro baiano, como Harildo Deda, Evelin Buchegger, Márcia Andrade, Jarbas Oliver, Thais Laila, Igor Epifânio, Annalu Tavares, Mariana Moreno, Wanderley Meira, Leandro Vila, Lúcio Tranchesi, entre outros.
Em Oceano, um dos personagens diz: "Os sonhos, as lembranças, a vida e a morte são portas para diferentes mares, no mesmo Oceano sem fim". Inédito, o filme nos mostra o valor da perenidade dos pequenos acontecimentos. "É o nosso primeiro festival com o longa. Importantíssimo para nós, para o filme. É um festival maduro, bonito, criativo, que acima de tudo ama o cinema de verdade!. E é nosso, baiano!", conta Bruno Masi.
Enredo
“Oceano”, produzido de forma independente e colaborativa, busca abordar questões caras ao indivíduo, através de um microcosmo, um mundo condensado em uma personagem Emily, vivido pela atriz Thais Laila, com seus desejos, anseios, alegrias, sonhos, vivendo a expectativa da estréia de um espetáculo teatral. O dia-a-dia dela é apresentado aos poucos.
Essa vida cotidiana, em que quase nada parece ser muito especial, acaba repentinamente, num acidente de carro. Capitular, OCEANO apresenta a personagem em "O Canto das Cigarras", momento em que ela chega ao Bardo e é recebida por um mestre espiritual para guiá-la.
O Bardo se concretiza no palco de um teatro. Espaço de memórias e fantasias, de possibilidades infinitas. Neste local, atriz e guia espiritual são livres, poéticos, sonhadores, mas sempre verdadeiros, firmes. Pensam sobre o que aconteceu sob um novo prisma, bem mais sensível , que leva Emily a entender o que se passou com mais clareza.
O ator Harildo Deda (Central do Brasil), como Guia espiritual, utiliza a linguagem dos grandes poetas e grandes mestres para guiá-la em sua jornada, o que lhe fará perceber o valor dos pequenos acontecimentos. "De forma singela e poética, o roteiro destaca o lado humano das pessoas, propondo aos espectadores uma profunda reflexão sobre o inexorável passar do tempo e do advento da vida e da morte", convida Thais Laila.
Poéticas
Livremente inspirada em “ Nossa Cidade" (Thornton Wilder), OCEANO tem uma fotografia que valoriza o aproveitamento plástico na transmissão da mensagem por meio de preciosidades como o gesto, a luz, o som, a movimentação de câmera, o sentar na mesa para comer e se enxergar, a gota d'água orvalho no pequeno galho, o leite que jorra do peito e alimenta outro ser, o oceano.
Para o filme, Bruno Masi conta que pegou imagens audiovisuais reais da atriz Thais Laila para compor o roteiro e a fotografia. "O filme é de baixo custo, contamos com o apoio de muitos artistas e amigos. Temos em arquivo muitas imagens do parto, de aniversários, momentos do cotidiano da atriz com os filhos. OCEANO é Ficção. Porém, para que o filme tivesse profundidade e beleza, trouxemos esses materiais'reais'", relata Masi.
Diretor
Bruno Masi (@masibruno) é sócio da Rainha Cinema Digital. Tem formação em Cinema e Marketing pela Concordia University (Canadá - 1997) e em atuação para cinema pelo Studio Fátima Toledo (São Paulo – 2012). Como Diretor Artístico já dirigiu a série documental “NINGUÉNS” (Projeto vencedor do edital Bahia na Tela, exibido na TVE em 2021), além do longa-metragem "OCEANO" (2022) e 11 curtas metragens.
Em Salvador realizou 3 mostras de Cinema na Sala de Arte Cinema do Museu (2016, 2017 e 2021), apresentando uma trilogia de filmes com título “IMPULSO”, dentre outros trabalhos. Além de cineasta, Bruno também é músico e compositor, tendo gravado 2 álbuns com a banda de Rock "Superfly", da qual era vocalista, e 4 álbuns solo que estão disponíveis em plataformas digitais.
Produtora
A Rainha Cinema Digital foi criada em 2004 e, ao longo de sua trajetória, já produziu filmes de ficção, documentários, comerciais e institucionais. Dentre as produções, além de OCEANO e NINGUÉNS, o documentário "A Pele do Cárcere (2012); os curtas "Dividido" (2013); Tempo de Espera (2013); "Relativizando” (2014); “Entre Elas” (2015); "Gratidão" (2015); “Quantum Christo” (2015). Na área publicitária, clientes como Casa Cor Bahia, FIEB-SESI-IEL Odebrecht, entre outros.
Ficha Técnica
Roteiro e Direção - Bruno Masi
Produção executiva - Thais Laila e Bruno Masi
Direção de Fotografia e Câmera : Bruno Masi
Montagem : Marcos Lé e Andressa Santos
Música Original : Kezo Nogueira
Mixagem de som : Napoleão Cunha
Som Direto : Rickson Bala
Finalização : Filipe Louzado
Elenco
Thais Laila
Harildo Deda
Jarbas Oliver
Marcia Andrade
Evelyn Buchegger
Igor Epifânio
Mariana Moreno
Leandro Villa
Lúcio Tranchesi
Wanderley Meira
Annalu Tavares
Izabel Brandão